POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Desafio

IFF organiza Torneio de Robótica nesta sexta-feira

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/08/2017 15h29, última modificação 28/08/2017 11h49
Equipes constroem robôs para desempenharem missões em uma arena montada na quadra do Campus Campos Guarus.
IFF organiza torneio de robótica nesta sexta-feira

Robôs devem ser autônomos para executarem missões.

Uma das atrações mais esperadas do IV Seminário de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Inova IFF) é o Torneio de Robótica – Desafio 2017 que acontece nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 13h, na quadra de esportes do Campus Campos Guarus.

O objetivo do evento é incentivar os participantes a projetar e programar um robô para executar cinco missões em uma arena padronizada, tais como: garantir a segurança cibernética, conectar dispositivos e implementar rede de comunicação. “São missões que têm relação com a temática do evento – Indústria 4.0 A Nova Revolução Industrial – levando objetos de um ponto a outro, além de ultrapassar obstáculos”, explica o coordenador do Torneio, professor Maurício Ferrarez.

Serão duas modalidades: categoria lego, com robôs feitos de peças lego; e categoria livre, com robôs construídos com qualquer plataforma robótica. Os robôs devem ser autônomos, ou seja, previamente programados para executar as missões sem controle remoto ou qualquer outro dispositivo. Haverá apenas uma área de manobra onde é possível tocar no robô. “Uma cópia da arena foi disponibilizada para o treinamento das equipes por um período de cerca de três semanas”, acrescenta Maurício.

Cada equipe terá dois minutos e meio em cada round, cuja quantidade será definida no dia do torneio, não sendo inferior a três. Quanto mais missões o robô realizar e quanto mais valiosas elas forem, mais alta será a pontuação. As quatro equipes mais bem pontuadas seguem para a semifinal, e as duas melhores disputam a final. A premiação acontece no mesmo dia, às 17h.

“O torneio é um desafio cujo objetivo é fazer com que os estudantes tenham contato com a tecnologia e que possam aplicar conhecimentos de física, programação e lógica. Um ponto importante é pensar na estratégia, em como cumprir as missões, carregar os objetos e como contornar os obstáculos, então os participantes devem decidir qual a melhor estratégia e as soluções para o robô que eles vão montar. Além disso, é uma competição muito animada e com muita adrenalina”, ressalta o coordenador.

Ao todo, participam 10 equipes de estudantes dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Campos Centro e São João da Barra. Uma delas é a equipe Tron, do Campus Avançado São João da Barra. “A equipe está muito ansiosa para a sua primeira participação na competição. O tema proposto mobilizou e despertou a curiosidade nos demais alunos do campus para o universo de operações com robôs. O grupo está se empenhando ao máximo, treinamos em média 15 horas por semana e com a estratégia bem elaborada”, destaca o professor João Vitor Matias.

Outra equipe que está se preparando é a Cepo de Madeira, também do Campus Avançado São João da Barra, que chegou a disputar a edição de 2016 levando a medalha de prata. “A participação no torneio despertou o interesse dos alunos pela área de robótica e motivou a criação de um Projeto Integrador na forma de oficina para incentivar os estudantes do ensino técnico integrado e concomitante a projetarem, construírem e operarem artefatos robóticos com Arduino. Diversos protótipos vêm sendo desenvolvidos nesse ano letivo”, explica o professor Allysson Tavares. “Para o desafio de 2017, a equipe foi rebatizada e estamos muito mais familiarizados com a dinâmica do desafio e com o funcionamento dos sensores. Estamos preparados e motivados para levar o troféu para São João da Barra”, acredita.

Saiba Mais: O Campus Campos Guarus sedia a quarta edição do Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (IV Inova IFF) de 14 a 18 de agosto de 2017. O evento, organizado em parceria com o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, reúne, também, o II Workshop Empreendedorismo e Mercado de Trabalho e o I Encontro Regional de Peças Automobilísticas, com entrada franca. Para saber a programação completa, acesso o site oficial do evento em: https://doity.com.br/ii-wemt.