CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus é representado em congresso no Paraná

por admin publicado 06/10/2011 12h50, última modificação 15/12/2017 10h34
Campus Bom Jesus do Itabapoana foi representado no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, realizado de 02 a 06 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

O trabalho “Desenvolvimento e Avaliação de um Recurso Pedagógico Digital (Objeto de Aprendizagem) para Utilização como Ferramenta de Ensino de Microbiologia de Alimento”, dos professores Carolina Relvas e Rogério Cordeiro, da médica veterinária Paula Borges Bastos e dos alunos Wilhan Delaqua Silva e Vítor Teixeira Moraes, conquistou a segunda colocação na área de Ensino em Microbiologia do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia.

A professora Carolina Relvas representou o campus Bom Jesus do Itabapoana e os demais autores em Foz do Iguaçu (PR), onde ocorreu o evento, realizado de 2 a 6 de outubro. Para ela, o resultado deve ser celebrado.

“Estou muito orgulhosa de ter representado nossa instituição em um evento tão importante na área da Microbiologia. O congresso foi bastante proveitoso, uma vez que tive a oportunidade de participar de várias discussões sobre Microbiologia de Alimentos e também do 2º Encontro Nacional de Professores de Microbiologia (Enaprom), compartilhando experiências com outros professores da área”.

Fruto do projeto de extensão “Objetos de Aprendizagem: uma proposta de conhecimento na área de microbiologia”, o trabalho recebeu menção honrosa da Sociedade Brasileira de Microbiologia. A médica veterinária Paula Borges Bastos, coordenadora do projeto, explicou como funciona o programa apresentado.

“Montamos um Objeto de Aprendizagem falando sobre a preservação de alimentos. São programas de informática em que podemos colocar conceitos básicos de Microbiologia agradáveis ao aprendizado. Através dessa ferramenta, o usuário poderá, por exemplo, montar ambientes de interação que indicarão a melhor opção de compra e armazenamento de alimentos”.

Paula Borges Bastos também ressaltou a importância de o projeto ser baseado na interdisciplinaridade.

“O professor de informática, Rogério Cordeiro, poderia trabalhar somente em projetos da sua área, e a Microbiologia dentro da sua metodologia de ensino. Quando conseguimos agir em conjunto, apresentamos algo novo tanto para a nossa área quanto para os alunos de informática”, concluiu.