CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus participa da 9ª Mostra de Cinema

por admin publicado 17/03/2015 15h23, última modificação 15/12/2017 10h33
Alunos do campus Bom Jesus assistiram ao filme “Rio Cigano”, na quinta-feira, dia 12. A exibição, seguida de debate, contou com a participação do professor Eduardo Moreira.

O filme faz parte da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que está em cartaz até o dia 25 de março, no Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, e conta com o apoio do Centro de Memória do campus.

Os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, acompanhados pelos professores Sheler Martins e Sérgio Luís Vieira, assistiram à história de duas meninas ciganas, que são separadas quando uma delas é raptada por uma condessa, e cruzam diferentes mundos para se reencontrar.

O professor de sociologia do campus Bom Jesus, Eduardo Moreira, foi um dos convidados do debate realizado após a exibição do filme. “Dentro da temática dos direitos humanos, o filme busca refletir sobre como construímos nosso olhar de forma preconceituosa sobre outras culturas, como a indígena, africana e cigana, entre outras”, afirma.

Eduardo diz que “Rio Cigano” funciona como uma exemplar reflexão sobre o direito à diferença e a existência de outras formas de viver e vivenciar o mundo. “Nesse sentido, a cultura cigana nos é apresentada com valores positivos, singelos, leves e esteticamente belos”, finaliza o professor.

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em:17/03/15)