CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Campus promove palestra sobre Idade Média

por admin publicado 30/08/2013 13h05, última modificação 15/12/2017 10h34
A palestra, proferida pelo professor da Ufes, Ricardo Costa, lotou o auditório do campus Bom Jesus na manhã desta quinta-feira, dia 29 de agosto.

Promovida pela coordenação de Arte e Cultura do campus Bom Jesus e pelo professor de História, Jayme Neto, a palestra foi direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, mas contou com a presença dos demais estudantes e professores.

Durante a palestra, que teve como título “O Mito na Idade Média”, o professor do Departamento de Teoria da Arte e Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e medievalista, Ricardo Costa, falou aos alunos sobre as abordagens da Idade Média presentes nos livros didáticos e na história tradicional, desmistificando uma imagem de obscuridade ligada ao pensamento histórico mais tradicionalista e ao senso comum.

Ricardo desmistificou a história de que a igreja Católica não permitia que as pessoas estudassem. “Todo o conhecimento do mundo antigo só foi transmitido ao mundo moderno graças aos monges copistas medievais, que copiavam Platão, Aristóteles, livros de História, entre outros, porque eles tinham a noção de que ‘todo o conhecimento é bom’. A biblioteca, a caligrafia, o papel, o caderno e a criação das escolas e universidades foram invenções da igreja Católica para a civilização”, afirmou Ricardo.

O professor de História do campus Bom Jesus, Jayme Neto, disse que a palestra complementou o conteúdo dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que estão estudando sobre o assunto. “O contato com um pesquisador e medievalista renomado faz com que os alunos se interessem mais pela matéria e tenham um conhecimento maior sobre o tema”, disse Jayme.

Para maiores informações sobre a História Medieval, acesse www.ricardocosta.com.br.

(Publicada em 30/08/13)