CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Câmpus recebe palestra do escritor Gaby Claus

por admin publicado 20/04/2012 15h25, última modificação 15/12/2017 10h35
O geógrafo Gaby Claus apresentou a palestra "O Quadro Etnográfico e Político da América Latina Atual". Evento contou com participação de alunos e servidores.

O câmpus Bom Jesus do Itabapoana recebeu na última quarta-feira, 18 de abril, o geógrafo Gaby Claus Fernandes. Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, escritor e ativista de movimentos sociais, Gaby apresentou, no Auditório Amanda Celeste Pimentel, a palestra “O Quadro Etnográfico e Político da América Latina Atual”.

A palestra foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Estratégicos (NEPE) do câmpus Bom Jesus do Itabapoana, formado pelos professores Luciano Rezende Moreira e Eduardo Moreira, e contou com a participação de alunos e servidores, que lotaram o auditório.

Gaby Claus levantou a discussão etnográfica e política na América Latina através de relatos de sua experiência pessoal. As viagens que realizou pelo continente, registradas em fotos e também no livro “Pela Carreteira do Caribe até o Cara de Caracas”, foram convites à participação dos alunos na palestra.

O professor Luciano Rezende Moreira explicou o objetivo do NEPE em promover este tipo de evento.

“O NEPE tem este objetivo de debater grandes temas, e a integração econômica, política e social latino-americana é um deles. Na palestra discutimos o senso comum das pessoas que têm muita vontade de conhecer a Europa mas conhecem pouco nossos vizinhos. Existe a necessidade de mais mobilização acadêmica para conhecer a Pátria Grande de Bolívar e outros próceres que muito antes do Mercosul já defendiam a integração cultural, econômica e política no nosso continente”, concluiu Luciano Rezende.