CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Solidariedade

Comunidade acadêmica arrecada mais de 12 mil peças de vestuário para doação

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/12/2018 11h00, última modificação 02/01/2019 16h34
Doações serão repassadas por meio de projetos solidários. Municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo já receberam doações.
Doações

Alunos participaram da contagem e organização das peças arrecadadas.

Muitas famílias e instituições da região norte, noroeste fluminense e sul capixaba serão beneficiadas pelo carinho da comunidade acadêmica do Campus Bom Jesus, que se engajou em uma campanha de arrecadação que reuniu mais de 12 mil peças de vestuário para doação. Roupas, sapatos e até utensílios de cama, mesa e banho novos e usados serão distribuídos por meio de projetos e instituições sociais que já atuam junto à comunidade bonjesuense e em municípios da região.

A campanha, promovida pela diretoria de Gestão de Pessoas por meio do Núcleo de Apoio e Promoção do Bem Estar do Servidor (Napbem), teve início em julho de 2018 e contou com a participação de alunos e servidores. Unidos, os estudantes trabalharam em equipe para arrecadar o maior número de peças. Além de ajudarem com as doações, a turma com maior número de itens garantiu uma viagem a Petrópolis (RJ), para conhecer o Museu Imperial, e os responsáveis pela segunda maior doação foram premiados com uma sessão gratuita no cinema da cidade. A viagem aconteceu no dia 11 de dezembro e os ganhadores foram os alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Alimentos A, que reuniram 2.559 peças.

Viagem a Petrópolis

O edifício que hoje é o Museu Imperial era residência
de verão da família real portuguesa.

Superar a marca de 12 mil arrecadações foi uma surpresa para a coordenadora do Napbem, Marcelle Freire, que esteve à frente da campanha. “Há muitos anos não conseguíamos participar da campanha. Minha expectativa era reunir pelo menos mil roupas, não imaginava que ultrapassaríamos as 12 mil. Considero que obtivemos um grande sucesso, principalmente por conseguirmos contar com a participação não só de alunos e servidores, mas também de instituições parceiras do Núcleo”, avalia.

O projeto Cineclube Debates, coordenado pelo professor Rafael Tardin, foi um dos parceiros da iniciativa. Além de ceder o espaço do cineclube para armazenamento, contagem e distribuição das peças, o projeto estabeleceu contato com instituições e iniciativas sociais que pudessem auxiliar na destinação e entrega das doações. “Essa rede de comunicação criada pelo cineclube tem dado frutos muito positivos. A campanha quebrou paradigmas no campus e, com certeza, vai beneficiar muitas vidas, representando o objetivo de extensão que o cineclube e, acima de tudo, o Instituto Federal precisa executar: agir na comunidade de forma a ajudar, da melhor maneira possível, as pessoas”, explica o professor. A partir da ação, surgiu a ideia de ampliar a atuação do Cineclube, que passará a funcionar também como um polo de arrecadação e distribuição permanente de doações em geral. “Tivemos mais doações quando a campanha acabou. Roupas e até uma cama foi doada, para repassarmos a quem precisa”, conta Rafael.

O sentimento de realização foi comum a todos os envolvidos na campanha, que ainda está na fase de distribuição. Bom Jesus do Itabapoana, Carabuçu e Itaperuna, no estado do RJ; Bom Jesus do Norte e Cachoeiro do Itapemirim, no ES, já receberam doações do IFF Bom Jesus e os interessados em receber ou doar itens podem entrar em contato com o Cineclube Debates pelo e-mail cineclubedebates2018@gmail.com ou pela página do projeto no Facebook.