CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Saúde

Comunidade acadêmica participa de bate-papo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 18/03/2024 15h47, última modificação 18/03/2024 15h59
Evento foi promovido pela DAE e pelo projeto Educa Saúde IFF, no Campus Bom Jesus do Itabapoana
Palestra Drª Paula Ávila

Evento aconteceu no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel.

Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participaram de um descontraído bate-papo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) na última quarta-feira, dia 13 de março. O evento foi realizado pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e pelo projeto Educa Saúde IFF, coordenado pela Drª. Ligia Faial, médica do campus. O encontro também celebrou o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.

A palestrante convidada foi a ginecologista e obstetra Paula Ávila, que falou também sobre métodos contraceptivos, hábitos de higiene pessoal e a importância de conhecer e cuidar do próprio corpo, alertando para a observação de alterações e a relevância de realizar exames de rotina.

A estudante do primeiro ano do Curso Técnico em Química Maria Clara Almeida elogiou a iniciativa e conta que se surpreendeu com informações que ainda não sabia sobre os assuntos. “Todo mundo conseguiu aprender alguma coisa nova, até os adultos que estavam lá. O que mais me chamou a atenção foi quando ela falou sobre conhecer o próprio corpo. Acho muito interessante ela trazer esse ponto porque vejo muitas meninas que não conhecem nada sobre elas mesmas e isso é um caso de saúde pública e educação sexual”, lembra. Ela afirma também que não conhecia alguns dos sintomas das IST, que podem ser confundidos com outras doenças e, futuramente, levar até a internações.

Segundo a coordenadora do projeto Educa Saúde IFF, o encontro permitiu aproximar o profissional de saúde do usuário adolescente com o saber sobre os temas abordados. “Entendendo que conhecimento é poder,  esse bate-papo  contribuiu para o cuidado de si e do outro, pois ao apreender o saber saúde é possível modificar hábitos próprios e transmiti-los ao outro”, considerou Ligia.

O projeto Educa Saúde IFF produz e compartilha informações relacionadas à saúde e ao bem-estar por meio de seu perfil no Instagram, por onde também realizam transmissões ao vivo e interagem com os seguidores.