CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cooperação para fortalecer agropecuária

por admin publicado 07/11/2014 08h25, última modificação 15/12/2017 10h34
Setec, Embrapa, Conif e MDA discutem cooperação técnica para fortalecimento da educação profissional e inovação no setor agropecuário.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizaram, no mês de outubro, um ciclo de discussões para o estabelecimento de cooperação técnica voltada ao fortalecimento da educação profissional e da inovação no setor agropecuário brasileiro.

O plano de trabalho é amplo e inclui atividades como elaboração de material didático, oferta de cursos de especialização técnica de nível médio e de treinamentos à distância, oferta compartilhada de cursos de pós-graduação profissional em rede, promoção de eventos técnico-científicos e a criação de polos de inovação agropecuários.

O diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Oiti José de Paula, acredita que o acordo possibilitará condições técnicas para um novo salto na evolução do setor agropecuário brasileiro. "A Embrapa tem desenvolvido um papel primordial no aprimoramento da pesquisa e de novas tecnologias para o setor", observou. "Já os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com toda a sua capilaridade, tem forte tradição na formação de profissionais e disseminação de técnicas de produção. Portanto, a união desses atores institucionais representa um avanço para o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, pelo foco na formação profissional e na inovação."

Para o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Jr., o acordo é a realização de um antigo sonho de cooperação com o ensino federal profissionalizante e tecnológico. "Queremos aproveitar a capilaridade das unidades da Embrapa e dos institutos federais para formar redes fortes e amplas por todo o país, trabalhando para superar a grande deficiência de técnicos no campo."

O acordo tem assinatura prevista ainda para 2014. As atividades serão coordenadas por uma comissão de avaliação e monitoramento, composta por representantes da Setec, Embrapa, Conif e do MDA.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, o fortalecimento do ensino de nível médio é imprescindível para manter os jovens no campo, um dos principais desafios nas pequenas propriedades. "Vamos colocar nosso conhecimento nesse projeto para formar mais agentes rurais, investir em capital humano."

*Ascom da Setec

IFF nas redes sociais: http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em:  07/11/14)