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CPA e gestão do IFF Bom Jesus avaliam resultados da autoavaliação institucional para propor melhorias
(Arte: Lionel Mota)
A autoavaliação institucional realizada no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana no início de 2025 já está rendendo frutos na unidade. A consulta foi realizada de forma on-line, com participação de estudantes e servidores. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) local apresentou os principais resultados da pesquisa à equipe gestora do campus, a partir dos quais serão traçadas metas e ações para a promoção de melhorias.
A comissão considera este diálogo um passo fundamental para o processo de avaliação, pois promove um momento em que a escuta ativa da comunidade acadêmica se converte em direcionamento estratégico. A partir das respostas obtidas na pesquisa, a gestão do campus busca refletir e atuar sobre os pontos destacados, com o objetivo de fortalecer a qualidade do ensino, da infraestrutura e dos serviços oferecidos no IFF Bom Jesus.
Segundo o professor Thiago Jacomino, membro docente titular da CPA local, a comissão atuou ativamente na divulgação da autoavaliação durante o período em que esteve disponível para a comunidade acadêmica. "Isso resultou em um aumento considerável do número de respondentes. Agora, nosso trabalho está voltado para outro ponto importante: o diálogo com a gestão do Campus e a Câmara de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, a fim de concretizar as demandas apresentadas pela comunidade, incluindo-as no Plano de Ação", destaca.
O diretor de Planejamento do IFF Bom Jesus, que também é membro da Câmara de Desenvolvimento Institucional e Planejamento do IFFluminense, afirma que a autoavaliação é uma ferramenta essencial para que a gestão possa ouvir, refletir e agir. “Esse momento de troca com a CPA fortalece nosso compromisso com a melhoria contínua e mostra que cada percepção da comunidade acadêmica pode se transformar em ação concreta. É por meio desse diálogo que conseguimos alinhar as expectativas da comunidade acadêmica com as decisões institucionais, garantindo que o planejamento não se afaste da realidade vivida por todos nós”, explicou, garantindo que a equipe segue trabalhando em união por um campus cada vez melhor, mais participativo e alinhado às reais necessidades de estudantes e servidores.
Participe - A autoavaliação é um processo contínuo e a atuação dos membros da CPA no IFF Bom Jesus acontece ao longo de todo o ano, com o objetivo de reforçar o compromisso do Campus e da CPA com a transparência, a participação e o aprimoramento dos serviços ofertados.
A comissão já se prepara para a próxima etapa, que envolve a revisão do questionário de autoavaliação, para aprimorar continuamente o instrumento de consulta, de modo que ele continue refletindo as reais necessidades da comunidade acadêmica.
Os relatórios da autoavaliação e seus respectivos Planos de Ação, com as medidas propostas, podem ser acessados AQUI.