CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Educação do Campo

Curso Escola da Terra realiza segunda etapa presencial em três campi do IFF

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/04/2024 15h07, última modificação 29/04/2024 15h47
Encontros aconteceram no último sábado, dia 27 de abril, em Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Cambuci.
Curso Escola da Terra no IFF Bom Jesus

Estudantes e professores em atividades no Campus Bom Jesus.

Profissionais da educação de 42 escolas do norte e noroeste fluminense participaram, no último sábado, dia 27 de abril, da segunda etapa presencial do Curso Escola da Terra, promovido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos Centro e Avançado Cambuci. O curso é uma política educacional promovida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), com o objetivo de oferecer formação continuada a profissionais que estejam atuando em escolas estaduais e municipais presentes em territórios camponeses e quilombolas.

“O desenho conceitual da capacitação tem como premissa fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas às comunidades camponesas e quilombolas, no sentido de elevar o desempenho escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que compõem suas turmas a partir de propostas didáticas contextualizadas”, explica o professor Eduardo Moreira, do IFF Bom Jesus.

Para isso, histórias e memórias dos territórios onde se encontram os discentes são usadas como referência para as atividades, visando potencializar os tempos e espaços educativos, tornando-os dinâmicos e adequados aos universos de vida e trabalho dos alunos. “Desta forma, buscamos promover uma educação emancipadora, transformadora, democrática e que caminhe na contramão do histórico de descaso e exclusão desta imensa população e sua diversidade”, conclui Eduardo.

A atual edição do curso conta com a participação de 133 profissionais, de 42 escolas vinculadas às secretarias Municipais de Educação dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. Os concluintes serão certificados pelo IFFluminense com uma pós-graduação de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas. O curso foi iniciado em novembro de 2023 e tem previsão de término para julho de 2024.