CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Formatura

Curso FIC de Agroecologia capacita 34 produtores rurais

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/03/2018 11h45, última modificação 16/03/2018 11h49
Produtores de Apiacá-ES participaram do curso em janeiro e receberam certificados em cerimônia realizada nesta quinta-feira (15).
Formatura curso FIC em Agroecologia Aplicada à Agricultura Familiar

Produtores já possuem demandas de novos cursos para 2018.

Os resultados dos conhecimentos obtidos no curso de Formação Inicial e Continuada em Agroecologia Aplicada à Agricultura Familiar, oferecido em janeiro a produtores rurais de Apiacá – ES, já estão sendo colhidos pelos 34 alunos que receberam o diploma nesta quinta-feira, dia 15 de março, no Campus Bom Jesus do Itabapoana. Emocionados pela conquista, os formandos entraram no auditório Professora Amanda Celeste Pimentel carregando frutos do trabalho desenvolvido no campo, ao som de “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré.

A mesa diretiva da solenidade foi composta por representantes do Instituto Federal Fluminense, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apiacá. O diretor-Geral do Campus Bom Jesus, Carlos Antônio Araújo de Freitas, declarou aberta a sessão solene e elogiou os professores e alunos que chegaram ao fim do curso. “O produto final são vocês mesmos. Queremos que aprendam o que temos a passar e também aprender com vocês, que têm tanto a nos ensinar”, disse. Outros cursos já foram demandados pelo grupo para realizações futuras.

Representando o reitor do IFFluminense, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira, incentivou os concludentes a não pararem por aqui e a solicitarem novas capacitações. “Não desistam, continuem se capacitando. Este campus conta com uma bela estrutura e tem muito a oferecer”, destacou, falando também da importância do trabalho no campo, bem como as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia.

Nenhuma dificuldade, contudo, foi maior que a motivação dos produtores que se dedicaram à formação. “O muito que aprendi e tudo que coloquei em prática está dando certo. Fico muito feliz que o produto que tiramos da nossa terra chega hoje ao mercado sem agrotóxicos”, orgulhou-se a produtora Regina Cristina Miranda. O sentimento era o mesmo nos corações dos demais representantes, que manifestaram a alegria pela oportunidade oferecida pelo IFFluminense. “Temos que buscar o conhecimento, porque é a única arma que temos para alcançar o que queremos”, incentivou Elias dos Santos Bendia, do MST, dirigindo-se aos colegas.

O curso FIC em Agroecologia Aplicado à Agricultura Familiar foi uma ação do projeto “Cestas de produtos agroecológicos: sabor e saúde”, que objetiva fazer uma intermediação entre servidores do campus e os agricultores, para oferta de produtos livres de agroquímicos, como frutas, legumes, verduras, pães, entre outros. Os professores Eduardo Moreira e Janaína Ribeiro estiveram à frente da capacitação e contaram com o apoio de profissionais do Instituto e da comunidade.