CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Curso FIC de Cafeicultor teve aula inaugural nesta quinta-feira, dia 28

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/04/2022 14h34, última modificação 25/08/2022 12h09
Curso é oferecido pelo IFF e Incaper a cafeicultores de São José do Calçado, em parceria com a prefeitura municipal.
Aula Inaugural Curso FIC de Cafeicultor São José do Calçado

Aulas acontecerão duas vezes por semana, em São José do Calçado.

Os alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada de Cafeicultor, oferecido a profissionais de São José do Calçado (ES) por meio de uma parceria entre o IFF Bom Jesus, o Incaper e a prefeitura municipal, participaram nesta segunda-feira, dia 28 de abril, da aula inaugural do curso, que terá duração de cinco meses. O evento aconteceu em São Benedito, distrito do município, e teve a participação de cerca de 35 estudantes.

A aula inaugural foi ministrada por Gustavo Pereira Polido, da Emater, que falou sobre pós-colheita do café. Segundo a diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Sheila Abrahão, o curso é uma oportunidade de o Instituto atuar em favor do desenvolvimento local e regional, cumprindo seu papel extensionista e formador. "Além disso, fortalecer o vínculo com nosso entorno, consolidar parcerias importantes e possibilitar a melhoria da cafeicultura desde o campo até a xícara, sendo esta mais economicamente viável para o produtor e sustentável", considerou.

O coordenador do curso, professor Antônio Alonso, afirma que "com os novos conhecimentos adquiridos os estudantes terão um aprimoramento de seus saberes na área de café e a reflexão sobre experiências cotidianas, no intuito de promover e estimular uma prática profissional que possam levar para seu meio para transformar sua realidade e de sua comunidade".

Também estavam presentes o Coordenador de Extensão, Hilton Galvão; os professores Kleberson Cordeiro e Lanusse Cordeiro; o prefeito de São José do Calçado, Antônio Coimbra; a Engenheira Agrônoma da Incaper, Patrícia Campbell; e a representante da Secretaria de Agricultura, Melissa Alvarenga.

O FIC – Os objetivos do curso incluem capacitar os agricultores na implantação da lavoura, correção e adubação do solo, colheita e comercialização do café; proporcionar novos conhecimentos e a reflexão sobre experiências cotidianas, no intuito de promover e estimular uma prática mais profissional; e aplicar os conhecimentos conceituais e práticos necessários para desenvolver as atividades propostas.

Serão 160 horas de capacitação, com dois encontros presenciais por semana. Além das aulas em São José do Calçado, também estão previstas atividades no IFF Bom Jesus, participações em eventos e visitas a propriedades para conhecimento de experiências exitosas na área.