CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Educação Ambiental

Curso técnico celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com gincana ecológica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/06/2017 16h00, última modificação 07/06/2017 16h47
Atividades promoveram conhecimento e interação entre os cerca de 100 alunos do curso.
Curso técnico em Meio Ambiente

Todas as turmas participaram do evento e os alunos elogiaram a interação promovida pelas atividades.

Mais do que conversar sobre preservação e cuidados com a natureza, os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente comemoraram o Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente no dia 5 de junho, com gincanas e atividades educativas no Campus Bom Jesus. A proposta dos professores foi trabalhar o ensino de forma diferenciada, trazendo aplicabilidade ao que é aprendido em sala de aula. O evento aconteceu pela primeira vez em 2016 e, esse ano, ganhou melhorias que foram aprovadas pelos professores e discentes.

Inicialmente, os participantes foram divididos em dez grupos, que receberam instruções para a “Corrida Ambiental”. As equipes usaram um GPS para localizarem pontos com os desafios a serem cumpridos: marcação de curva de nível, plantio de mudas, charadas e palavras cruzadas ambientais, coleta seletiva e montagem de filtro com garrafa PET foram alguns deles. Todas as tarefas foram cronometradas e, ao fim do dia, a equipe mais rápida levou um pacote de bombons como prêmio pelo desempenho.

Esther Almeida, aluna do terceiro ano do curso técnico integrado, participo do evento pela segunda vez. Sua equipe conquistou o terceiro lugar na competição e, para ela, valeu a pena. “Tudo que fizemos no percurso foi aprendido em sala de aula e vimos coisas que ainda não tínhamos estudado. Aprendemos sobre topografia, por exemplo, com as turmas do primeiro ano, e eles também aprenderam com a gente. Foi uma troca bem legal”, avalia.

Essa interação foi um traço marcante do dia e até os professores arriscaram algumas atuações, como a “mímica ambiental”. Não faltaram elogios à iniciativa, organizada com o apoio de estudantes do curso técnico concomitante em Meio Ambiente. “Eles enriqueceram o evento e tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência de educação ambiental, que foi, na verdade, a natureza do evento”, elogiou o coordenador do curso, Rafael Gardoni.

Encerrando as atividades do dia, o Cineclube Debates exibiu o documentário “Bikes vs Cars” e promoveu uma discussão relacionada à indústria e a construção de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e preservação do meio ambiente. Os participantes aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências e desafios enquanto cidadãos, pedestres, ciclistas, motoristas e consumidores em uma sociedade onde a mobilidade urbana ainda é um problema a ser discutido.

Veja os registros do dia em nossa página no Facebook.