CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Assistência Estudantil

DAIFE auxilia alunos na escolha profissional

por Erika Fonseca de Azevedo Vieira publicado 16/02/2016 10h30, última modificação 23/02/2016 10h46
Diretoria de Assistência Integral à Formação do Estudante (DAIFE) vem realizando oficinas de orientação profissional e vocacional para os alunos do campus Bom Jesus do Itabapoana.
Oficinas de orientação profissional

A psicóloga Viviane e a assistente social Renata orientam os alunos durante as oficinas.

Com o objetivo de orientar e proporcionar um momento de análise sobre a inserção pessoal do estudante no contexto social, mediante o exercício de uma profissão, a DAIFE passou a oferecer oficinas de orientação profissional/vocacional aos alunos do 2º e 3º anos do campus Bom Jesus.

Segundo a diretora da DAIFE, Silvana Pereira Campos, a orientação é destinada às pessoas que têm dúvidas sobre qual profissão escolher. “Esse deve ser um momento de 'parar para pensar', organizar as ideias e ampliar concepções e crenças em busca da opção profissional”, afirma.

Nas oficinas os participantes trabalham seus gostos, habilidades e são incentivados a fazer escolhas por meio de “um olhar para dentro de si”. Além disso, são apresentadas a eles as áreas de conhecimento e fontes de pesquisa sobre as profissões que despertam seus interesses, buscando oferecer os recursos necessários para uma escolha bem embasada. “Promovemos a mobilização do grupo para a busca de informações sobre as ocupações existentes, para a discussão em torno das condições pessoais referentes à obtenção de êxito profissional”, conta a psicóloga Viviane Oliveira, uma das responsáveis pelo trabalho.

Oficina de Orientação Profissional

Para participar, os alunos devem se inscrever no início do ano letivo

Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, às 16h30min, e são conduzidos pela equipe de Apoio Técnico da Diretoria, composto pela psicóloga Viviane Oliveira, pela assistente social Renata Nascimento e pela servidora Erdelina Maria de Lima. Uma nova turma será formada para o próximo período letivo, quando serão abertas as inscrições.