CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inclusão

Dia do Intérprete de Libras será comemorado com oficina nesta quarta-feira, dia 26, no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 24/07/2023 16h46, última modificação 24/07/2023 20h04
Oficina acontecerá no Hall do Bloco principal, às 11h30min, aberta a toda a comunidade escolar.
Dia do Intérprete de Libras

O dia 26 de julho é dedicado no Brasil ao tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para homenagear os profissionais que atuam no Instituto Federal Fluminense (IFF) e conscientizar a comunidade acadêmica do Campus Bom Jesus do Itabapoana sobre a importância de uma das línguas oficiais do país, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) realizará uma oficina na próxima quarta-feira, dia 26, às 11h30min. O encontro será no Hall do Bloco principal e é aberto a toda a comunidade escolar, não sendo necessária inscrição prévia.

Libras é a língua de sinais oficial do Brasil. É uma língua completa, com sua própria gramática e vocabulário, usada por pessoas surdas e ouvintes em todo o Brasil. Segundo o intérprete do IFF Bom Jesus, Fabrício Chieza, aprender Libras é importante por vários motivos. “Primeiro, é uma forma de quebrar as barreiras da comunicação. As pessoas surdas têm o direito de se comunicar de forma eficaz, e nós, ouvintes, podemos ajudá-las a fazer isso aprendendo Libras. Em segundo lugar, é uma forma de conhecer uma nova cultura. A comunidade surda tem sua própria cultura, que é rica e diversa. Ao aprender Libras, você terá a oportunidade de aprender sobre essa cultura e conhecer pessoas surdas de todo o Brasil”, explica. Outro motivo elencado por ele é a inclusão. Fabrício destaca que, em um mundo cada vez mais diverso, aprender a se comunicar com pessoas de diferentes culturas e habilidades é uma forma de se tornar uma pessoa mais inclusiva.

A coordenadora substituta do Napne do Campus Bom Jesus, Iêni Morais, ressalta a relevância dos intérpretes para o trabalho de inclusão dos alunos surdos na instituição. "Além do domínio da Libras, os profissionais de nosso campus demonstram conhecimento e pertencimento às causas ligadas à inclusão de alunos NEEs. Torna-se um imenso prazer homenagear e conviver com esses profissionais", considera. O diretor substituto da Diretoria de Assistência Estudantil, José Adilson de Souza, também elogia a atuação dos profissionais e cita a dedicação, ética e espírito de equipe que demonstram no exercício profissional. "Por meio do seu trabalho é que se torna possível a comunicação e a integração entre surdos e ouvintes, proporcionando a nossos estudantes surdos maior autonomia e a conquista de seu espaço em diversos setores da sociedade", acrescenta.