CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Representatividade

Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 29/06/2023 11h46, última modificação 29/06/2023 16h21
A data é comemorada mundialmente no dia 28 de junho. Nugedis realizou atividades durante todo o mês no Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado no IFF Bom Jesus

"Preconceito não é bem-vindo em nossa escola", afirmou a coordenadora do Nugedis, Sarah Vervloet.

Foi contando a história do evento que tornou o dia 28 de junho uma data de luta e resistência para a comunidade LGBTQIAPN+ que a professora Sarah Vervloet, coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidades (Nugedis), abriu o encontro marcado para essa quarta-feira no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Reunidos no Hall do Bloco principal, estudantes e servidores pintaram seus rostos, ouviram relatos e cantaram juntos para se unirem a movimentos realizados em todo o mundo em prol do reconhecimento das vitórias e lutas da comunidade ao longo da história.

Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, o Stonewall Inn, um dos bares gays mais famosos de  Nova York, foi alvo de uma ação policial que agrediu e prendeu funcionários e frequentadores do local. Esse tipo de abordagem era frequente e, naquela noite, os presentes se organizaram em manifestações em busca de respeito e garantia dos direitos da comunidade. Os protestos duraram seis dias e mobilizaram milhares de pessoas em diversos pontos da cidade, atraindo visibilidade e ganhando espaço no debate público. Desde então, a data é relembrada internacionalmente e deu origem a eventos grandiosos, como as paradas LGBT.

A programação no IFF Bom Jesus começou no início do mês de junho e contou com encontros como a oficina de produção de bandeiras e uma sessão de cinema, com o filme “Imagine eu e você”. Marcando o encerramento das ações, o Nugedis se uniu aos projetos “Quartas Musicais”, “Sarau do IFF” e “Gamificação ODS” para um momento de música e informação durante o intervalo do almoço. A cabeleireira Joyce Rodrigues, primeira mulher trans a adquirir o direito de utilização do nome social em Bom Jesus do Itabapoana, compartilhou um texto de sua autoria e incentivou os presentes a serem promotores de informação na sociedade. “Temos que levar nossa voz para fora daqui. As pessoas precisam de entendimento e informação para que possam ressignificar o que é ser LGBT”, disse.

A professora Sarah Vervloet apresentou o Núcleo e convidou os presentes a participarem das iniciativas promovidas pelo Nugedis. “Fazemos diversas atividades e ações voltadas para a conscientização contra o preconceito, contra a lgbtfobia, contra o machismo, a misoginia”, explicou. Sobre o evento, ela destacou que ainda há muito pelo que lutar no Brasil, que é o país que mais mata pessoas trans no mundo. “Ainda temos muito o que avançar, mas já tivemos muitos avanços no que diz respeito aos nossos direitos, então hoje precisamos marcar essa data para deixar claro que preconceito não é bem-vindo nessa escola”, acrescentou.

O Nugedis do Campus Bom Jesus do Itabapoana está localizado na Sala da Mariele, próximo ao Registro Escolar, no antigo Bloco de Ensino. A exposição das bandeiras do Orgulho, produzidas durante uma oficina realizada no dia 15 de junho, ainda está disponível para visitação no Hall.