CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Viagem técnica

Discentes de Informática participam de visita do programa Educa Bondinho

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 30/11/2023 09h50, última modificação 30/11/2023 10h00
Iniciativa é destinada a alunos e professores das redes públicas e privadas e promove visita ao Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
Discentes de Informática participam de visita do programa Educa Bondinho

Grupo foi recebido por guia turística do programa, que contou histórias e curiosidades sobre o local.

O Parque Bondinho Pão de Açúcar, na capital fluminense, foi a sala de aula de 42 estudantes do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana durante uma visita realizada na tarde do dia 10 de novembro. Acompanhados pelos professores Diego Porto, Ana Mara Figueiredo e Ianne Nogueira, eles participaram do passeio promovido pelo programa Educa Bondinho, destinado a alunos e professores das redes pública e privada, de todos os segmentos.

Durante a visita ao Pão de Açúcar, os alunos são acompanhados por educadores do Instituto Moleque Mateiro que estimulam a sua sensibilização ambiental com informações sobre a fauna e flora da Mata Atlântica, a história do Rio de Janeiro, a transformação das paisagens pelo processo de urbanização, os serviços ecossistêmicos, e a importância da conservação da natureza. Segundo informações do programa, tudo isso é trabalhado de forma transdisciplinar, inspirada em uma educação ambiental crítica, transformadora e divertida.

A atividade foi proposta dentro da disciplina de História, como parte do conteúdo de História do Brasil. Acostumados a viagens para abordagem de conteúdos técnicos, alguns discentes ficaram surpresos com a ideia de uma visita para a discussão de temas históricos. “Embora tenha ficado um pouco receoso por não ser uma viagem técnica voltada para informática e sim para história, a viagem ao Bondinho se mostrou de grande aprendizado na área informática. Foi incrível ver como a tecnologia evoluiu até o presente. Também foi uma ótima experiência poder aprender sobre um dos pontos turísticos mais famosos nacionalmente”, contou o aluno Gustavo Gabriel Santos Silva.

Para a estudante Anna Julya Souza Padilha, os momentos compartilhados com os colegas e professores durante a viagem foram de muito aprendizado e emoção. “Conhecer o patrimônio histórico da cidade juntamente com a imersão na história, estrutura do Bondinho e sua evolução na engenharia e tecnologia tornou a experiência não apenas educativa, mas também emocionante. Foi uma oportunidade única de aprendizado e também de criar memórias incríveis com a turma”, disse.

Segundo a professora Ianne Nogueira, coordenadora do Curso Técnico em Informática, a visita foi importante em diversos aspectos. “Alguns alunos nunca saíram de Bom Jesus e tiveram a oportunidade de conhecer um dos maiores pontos turísticos do país, o que é uma questão social. Eles tiveram a oportunidade de observar a cidade não apenas como turistas para apreciar a vista, o que realmente impressiona, mas de visualizar lugares importantes onde ocorreram eventos que impactaram a história do estado do Rio de Janeiro e do país”, considerou.

Ianne também destacou que, além da abordagem do conteúdo da disciplina de História, que incluiu desde a chegada da família real portuguesa até o período da ditadura militar, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre outros temas, como o respeito às diferenças e a preservação do meio ambiente e sua importância, e vivenciar novas experiências, como a de estar inserido em um ambiente com pessoas de diversas nacionalidades. “Acredito que a visita foi muito enriquecedora para os discentes de um ponto cultural, social e educacional”, resumiu.

Mais informações sobre o projeto Educa Bondinho estão disponíveis no site do Parque.