CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento Científico

Discentes participam do V Simpósio Integrado de Inovação e Tecnologia de Alimentos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/08/2024 15h48, última modificação 14/08/2024 16h16
Alunos do CTA do IFF Bom Jesus prestigiaram o evento, que aconteceu na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.
Alunos do CTA visitam UFV

Discentes foram recebidos pela ex-aluna do IFF Bom Jesus Therys Castro e acompanhados pelo professor Hilton Galvão.

A construção do conhecimento não acontece apenas em sala de aula ou nos laboratórios para os estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Os eventos científicos são um dos importantes meios de aprender coisas novas, se manter atualizado sobre os avanços na área, construir redes de contatos e compartilhar as próprias experiências com seus pares. Foi com estes objetivos que os graduandos do CTA participaram do V Simpósio Integrado de Inovação e Tecnologia de Alimentos (SIITA), realizado de 07 a 10 de agosto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

O evento é promovido a cada dois anos pelo Departamento de Tecnologia de Alimentos da universidade, com o objetivo de oferecer capacitação aos participantes por meio de conhecimento científico e tecnológico, para que, cientes de seu papel, façam a diferença pelo bem social, ambiental e pelo desenvolvimento e inovação do setor de alimentos. O evento aconteceu de forma híbrida e, neste ano, abordou o tema “Avanços tecnológicos, saúde e percepção dos consumidores: o que esperar da indústria de alimentos nos próximos anos?”.

Os alunos do IFF consideraram a experiência positiva para o aprendizado, destacando a qualidade das palestras e demais atividades. Eles também apresentaram trabalhos, compartilhando experiências de pesquisas e experimentos realizados no Campus Bom Jesus.

Durante a permanência na universidade, o grupo também teve a oportunidade de visitar o Laboratório de Corantes Naturais e Compostos Bioativos (LaCBio), fundado e coordenado pelo professor Paulo Stringheta. Eles foram recepcionados pela mestranda Therys Castro, aluna egressa do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IFF Bom Jesus e atual discente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV. “O IFF sempre terá um lugar imensamente importante em meu coração, principalmente pelos professores engenheiros de alimentos que tanto me inspiraram a seguir a carreira. Receber alunos e profissionais do IFF me trouxe, além da nostalgia, o sentimento de agradecimento por toda influência positiva que tiveram em minha vida”, conta Therys, que falou também sobre a pesquisa que vem desenvolvendo na área de compostos bioativos.

Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de ouvir os professores coordenadores do LaCBio partilharem experiências em suas áreas de atuação. Pedro Campelo falou sobre tecnologias emergentes e proteínas não convencionais; Evandro Martins sobre microbiologia e tecnologia de encapsulamento; e Paulo Stringheta explicou os famosos compostos bioativos.

A discente Pamella Rocha Ferreira de Brito se surpreendeu com a visita e elogiou o acolhimento dos profissionais. “Foi uma oportunidade muito interessante para explorar novos equipamentos e aprofundar meus conhecimentos sobre o uso de corantes naturais e bioativos. A organização do tour pelos laboratórios foi conduzida pela Therys Castro, que respondeu a todas as dúvidas que surgiram”.

Segundo Therys, receber os colegas lhe trouxe lembranças inspiradoras. “Constatar o interesse dos estudantes pelo LaCBio é me ver no passado, como os meus olhos brilharam na primeira vez que vi esse laboratório. Ser considerada um exemplo para os alunos do IFF foi maravilhoso. Vejo que há espaço para todos e devemos ser precursores e recepcionar os nossos em todos os momentos”, afirmou, estendendo o convite a todos os discentes do IFF para conhecerem o laboratório e a UFV.

A participação dos alunos no V SIITA foi financiada pela AlQualis Jr., empresa júnior do CTA do IFF Bom Jesus. Pamella foi uma das estudantes beneficiadas pela iniciativa e destaca a relevância da atuação na empresa júnior para sua formação. “A AlQualis Jr. tem sido fundamental para o meu crescimento profissional nessa área, proporcionando vivências práticas e ampliando meu entendimento sobre inovação em alimentos”, considerou.

Mais informações sobre o V SIITA estão disponíveis no site do evento.