CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Capacitação

Docentes do IFF Bom Jesus participam de Dia de Campo sobre soja

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 26/02/2024 16h01, última modificação 26/02/2024 16h29
Evento aconteceu na última sexta-feira, dia 23, em Campos dos Goytacazes (RJ).
Dia de Campo: Pesquisa e Desenvolvimento da Soja no Norte Fluminense

Evento possibilitou diálogos e planejamentos para parcerias entre profissionais e instituições.

Os professores Natália Zatorre e Kleberson Cordeiro, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, participaram, na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, do Dia de Campo: Pesquisa e Desenvolvimento da Soja no Norte Fluminense. O evento aconteceu na Fazenda Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes (RJ), e oportunizou a troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais, diálogos para estabelecimento de parcerias e surgimento de ideias para futuros projetos de pesquisa e extensão.

A programação, promovida por meio da Pesagro-Rio, contou com sete palestras, abordando temas como a viabilidade e oportunidades de produção de soja no Norte Fluminense; desafios para adaptação da produção de grãos frente às mudanças climáticas; melhoramento genético; entre outros, além de visita ao campo. 

Segundo a professora Natália, a articulação de parcerias para futuros projetos foi um dos pontos altos do evento. Ela afirma que a possibilidade de colaborações com outras instituições e atores locais abre caminho para iniciativas que podem impactar positivamente a região e contribuir para o desenvolvimento sustentável. "Estamos buscando estabelecer vínculos sólidos com organizações locais e outros centros de pesquisa para alavancar projetos que atendam às demandas da comunidade e promovam inovação no setor agrícola", explicou.

A participação dos docentes na capacitação possibilitou também a troca de experiências com produtores locais e especialistas do setor, enriquecendo o conhecimento técnico-científico da equipe e fortalecendo os laços entre academia e mercado.  A prospecção de possíveis temas de pesquisa e ações de extensão com importantes instituições do setor, como Embrapa, UENF, Pesagro, UFRRJ e Emater, também foi destacada pelos docentes, que visam contribuir para o avanço da produção de soja na região e promover a implementação de práticas mais sustentáveis e eficientes na área. 

Programação foi realizada na Fazenda Santa Cruz.“A participação neste evento reforça o compromisso do IFF com o desenvolvimento regional e a busca por soluções inovadoras. Espera-se que as parcerias firmadas durante o Dia de Campo resultem em projetos concretos que tragam benefícios tanto acadêmicos quanto sociais”, analisa Natália. “Nossa participação não apenas enriqueceu o evento, mas também abriu portas para colaborações promissoras e projetos que têm potencial para impactar positivamente a região”, concluiu.

Cerca de 100 pessoas participaram da programação, que contou com a presença de autoridades locais, produtores rurais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos do setor agrícola.