CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Equipe de vigilância ganha novo espaço na Residência Estudantil Feminina

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/06/2023 15h26, última modificação 12/06/2023 20h43
A mudança possibilitou aumento no número de vagas e proporcionou mais segurança às vigilantes e residentes.
Nova sala da vigilância

Além da sala, um banheiro com chuveiro também foi reformado para as vigilantes.

A estudante Júlia Ferreira dos Santos começou em 2023 seu primeiro ano como aluna do Curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Natural de Pedra Dourada, em Minas Gerais, ela deixou sua casa e família para a realização de um dos muitos sonhos que carrega consigo: concluir os estudos no IFFluminense. A oportunidade de cursar o ensino técnico no Campus Bom Jesus do Itabapoana só foi possível graças às ações de Assistência Estudantil da instituição, em especial pela oferta de vagas na Residência Estudantil.

Júlia foi uma das beneficiadas pelo aumento do número de vagas proporcionado pela criação de um novo espaço para as vigilantes que acompanham as residentes do alojamento feminino. São duas profissionais atuando no local por dia, que se revezam em turnos para garantir as 24 horas de segurança para as estudantes. Anteriormente lotadas em um dos quartos, as vigilantes agora possuem uma sala que não apenas possibilitou a liberação do cômodo para novas residentes, mas também melhorou as condições de atuação da equipe.

Localizada próximo à portaria do prédio, a sala conta com janela gradeada, que dá acesso visual ao ambiente externo e, segundo a vigilante Angélica Lazzarini, gera impacto direto no conforto e qualidade do trabalho. “Antes ficávamos mais recuadas, distantes da portaria. Agora temos mais visibilidade e acesso à janela e ao portão, o que facilita o serviço de vigilância”, disse. O coordenador das Residências Estudantis do IFF Bom Jesus, José Adilson de Souza, considera, ainda, a importância da ação para a garantia da segurança das profissionais.

O diretor de Planejamento do campus, Rafael Almeida, ressalta o impacto que as iniciativas de assistência estudantil e, em especial, os alojamentos, podem ter no êxito escolar dos discentes. “A criação da sala para a vigilância foi uma ação muito importante do ponto de vista institucional, porque conseguimos aumentar a oferta de vagas para as alunas que necessitam da residência estudantil como única forma de se manterem nos estudos, em busca de proporcionar um futuro melhor para suas famílias”, considerou. É o caso de Júlia.

“Sem a vaga de alojamento seria impossível estudarmos no IFF. Não teria como alugarmos um apartamento e também não teria como irmos e voltarmos todos os dias, então sem o alojamento não estaríamos estudando aqui”, afirma a estudante, compartilhando também a experiência de suas colegas de quarto. Ela destaca a empatia das vigilantes e o cuidado com que são tratadas na residência. “Elas saíram de seu conforto e essa empatia que tiveram com a gente foi realmente muito graciosa. Somos muito gratas à equipe, a todos os envolvidos nessa iniciativa para fazer com que nosso sonho, nossa vida acadêmica, se realize aqui dentro”, conclui.

O IFF Bom Jesus conta com alojamentos feminino e masculino, oferecendo atualmente 149 vagas para estudantes que moram em localidades distantes do campus. Além de moradia, os residentes também recebem alimentação no Instituto. Há outras modalidades de auxílios de assistência estudantil, como bolsa permanência e auxílio transporte. Mais informações sobre elas estão disponíveis AQUI.