Notícias
Boas Práticas
Equipe do restaurante estudantil participa de capacitação no IFF Bom Jesus

Dinâmica com balões promoveu reflexão sobre a importância do trabalho em equipe para obter bons resultados.
A equipe da cozinha do Restaurante Estudantil do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participou, no dia 07 de março, de uma capacitação sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF). A aula foi ministrada pelo docente Adaelson Firmino, que atua como professor substituto no campus. Egresso do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), ele compartilhou conhecimentos obtidos em sua formação no IFF Bom Jesus e relembrou os anos em que frequentava diariamente o restaurante, quando residiu no alojamento mascuilno da instituição.
Foram abordados assuntos como as atribuições dos manipuladores de alimentos, a importância do trabalho em equipe para o êxito da produção de alimentos seguros e de qualidade; os tipos de contaminações e exemplos de como ocorrem, assim como estratégias para evitá-las; e até os procedimentos corretos para higienização das mãos.
Cozinheiro no IFF Bom Jesus há quase nove anos, Junior Cesar Teixeira de Oliveira já serviu milhares de alunos e participou de algumas capacitações no setor. Segundo ele, os assuntos foram abordados de forma clara e com exemplos práticos, o que facilitou a aprendizagem. “Pelos anos de experiência a gente já sabe de bastante coisa, mas é sempre bom reforçar”, considerou. Ele destaca que a estrutura do novo restaurante estudantil, inaugurado em abril de 2024, possibilita melhor implementação das boas práticas de fabricação ensinadas no treinamento.
A nutricionista do Campus Bom Jesus, Tatiana Seixas, explica que as capacitações acontecem conforme demanda do setor, geralmente em períodos de recesso escolar, e que o objetivo para os próximos módulos é que alunos do Curso Técnico em Alimentos e do CTA também possam ministrar oficinas, como oportunidade de colocar em prática os assuntos abordados na teoria dos cursos. O próximo módulo previsto será sobre Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
Tatiana destaca que o direito à alimentação gratuita e universalizada em todos os horários e dias letivos é uma luta da Diretoria de Assistência Estudantil e um diferencial do IFF Bom Jesus, o que possibilita a permanência de muitos estudantes até a conclusão de seus cursos, como foi o caso de Adaelson enquanto estudante do CTA. “A alimentação gratuita oferecida pela instituição foi crucial para que eu conseguisse terminar a graduação, pois não tinha fonte de renda e me dedicava apenas aos estudos. Sou muito grato, pois os colaboradores do refeitório sempre foram muito solícitos e gentis com os alunos, inclusive eu. Retornar como um profissional formado e compartilhar um pouco de conhecimento com eles foi uma honra”, concluiu.
Sete funcionários participaram do treinamento. Eles atendem cerca de mil alunos diariamente no restaurante do Campus Bom Jesus, em seis diferentes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.