CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudante do IFF Bom Jesus inicia jornada de intercâmbio acadêmico em Portugal

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana e Escritório de Cooperação Internacional do IFF publicado 07/02/2024 17h14, última modificação 07/02/2024 17h14
Vinicius de Freitas Mota foi selecionado para realizar mobilidade acadêmica internacional no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Vinicius de Freitas Mota

O discente cursará disciplinas de Engenharia Alimentar no IPVC.

Falta pouco para Vinicius de Freitas Mota, estudante do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana, dar início às experiências que lhe esperam em solo português. Selecionado pelo Escritório de Cooperação Internacional do IFFluminense, ele passará o primeiro semestre letivo deste ano estudando no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), em Portugal.

A seleção aconteceu por meio de edital promovido pela Rede de Assessorias Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari), à qual o IFF está vinculado. O programa de mobilidade internacional é destinado a alunos de graduação das instituições associadas à Rede, oferecendo a oportunidade de participar de intercâmbios em instituições parceiras do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) de Portugal.

O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional do IFF, Rômulo dos Santos Rangel, destaca a importância dessa iniciativa para o estudante e para o IFFluminense. "A experiência internacional certamente proporcionará a Vinícius oportunidades ampliadas de aprendizado acadêmico e intercultural. O intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições não apenas fortalece os laços acadêmicos internacionais, mas também enriquece os currículos dos cursos, contribuindo para um ambiente mais diversificado e globalizado", enfatiza.

Com a viagem programada para o dia 12 de fevereiro, próxima segunda-feira, Vinícius compartilha sua alegria por ter sido selecionado e expressa suas expectativas em relação à experiência na instituição de ensino portuguesa. “Como residente de São Francisco do Itabapoana/RJ, onde é bastante desafiador progredir nos estudos, consegui, com persistência e dedicação, uma oportunidade única oferecida pelo programa REARI-RJ. Estou imensamente feliz por ter sido selecionado para a mobilidade internacional. Acredito que essa experiência será altamente benéfica para minha vida acadêmica, algo que sempre almejei”, disse. Ele afirma ter grandes expectativas em relação à estadia no IPVC, onde pretende adquirir novos conhecimentos e aplicá-los em sua trajetória acadêmica e profissional.

Rômulo Rangel ressalta também que envolver-se em programas de mobilidade acadêmica impulsiona a projeção internacional da instituição, demonstrando um comprometimento com a excelência acadêmica e a preparação dos alunos para os desafios globais. Segundo ele, essa abordagem tem o potencial de atrair colaborações futuras, estabelecer parcerias estratégicas e despertar o interesse de potenciais estudantes internacionais em se matricularem no Instituto.

A seleção foi regida pelo EDITAL Nº 03/2023 REARI-RJ/CCISP, de 19 de Abril de 2023, disponível no site da Rede.