CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudantes de Agropecuária participam da Expocavil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/08/2024 09h25, última modificação 20/08/2024 09h53
Alunos atuaram no concurso leiteiro e em atividades técnicas durante o evento.
Concurso Leiteiro Expocavil 2024

Alunos atuaram como fiscais no concurso leiteiro do evento.

A programação da Expocavil chegou ao fim no domingo, dia 18 de agosto, e mais uma vez contou com a participação de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. A atuação dos discentes como fiscais do concurso leiteiro já é garantida no evento há anos e a edição de 2024 ofereceu também capacitações que foram prestigiadas por eles.

Duas dessas atividades foram o Dia de Campo sobre manejo de pastagens e o curso de Cerca Elétrica Rural, realizados em parceria com o Banco do Brasil, Speedrite, Corteva e empresa Irmãos Ferreira. “Essa participação foi fundamental para a formação integral dos estudantes, proporcionando uma vivência prática e reforçando a presença institucional do IFF na promoção do curso técnico em Agropecuária ao longo de todo o evento”, considerou o coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Alisson Jordão. O professor parabenizou os alunos por representarem bem o campus e contribuírem para o sucesso da iniciativa.

A aluna Laura Dantas da Silva está no primeiro ano do curso e já começou a colecionar experiências para sua formação. “O evento foi ótimo, muito bem organizado e cheio de exposições, atrações muito interessantes e tivemos todo o apoio necessário como estudantes”, considerou. Ela acredita que todos os estudantes deveriam aproveitar as oportunidades de capacitação e participação em eventos. “Todos os 16 alunos que participaram amaram a experiência. Aprendemos muito e sei que vai servir para nós no futuro de forma positiva”, acrescentou. A discente Luiza Emiliano Silva, do segundo ano, concorda. “Sempre será um prazer participar do evento”, disse.

A professora Rosana Pereira ministrou palestra no Dia de Campo.O Dia de Campo teve a participação da professora Rosana Pereira, que ministrou a palestra “Manejo de pastagens para produção de leite”. Segundo ela, foi uma oportunidade de levar informações técnicas sobre o assunto a produtores, técnicos, alunos e demais interessados. “O objetivo da palestra foi destacar a importância do manejo correto do pasto e seu impacto na eficiência do sistema de produção de leite, bem como incentivar a exploração consciente e sustentável dos recursos naturais”, explicou. Ela ressalta que o bom manejo da pastagem, além de propiciar maior produtividade de leite, contribui para a conservação dos recursos ambientais, evitando a degradação do solo, que é comum nas regiões norte e noroeste fluminense.

Estudantes de Agropecuária - Expocavil 2024

Estudantes acompanhados do professor Alisson Jordão