CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Tecnologia

Estudantes de Engenharia de Computação participam do programa “Seeds for the Future”, da Huawei

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/11/2021 13h13, última modificação 08/11/2021 14h05
Alunos dos cursos dos campi Bom Jesus e Campos Centro participaram de intercâmbio cultural e profissional. A discente Micaella Pereira também visitou as instalações da empresa em São Paulo.
Estudantes de Engenharia de Computação participam do programa “Seeds for the Future”, da Huawei

A participação foi possível graças à parceria Huawei ICT Academy, firmada entre o Instituto Federal Fluminense e a empresa.

Três alunos dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Computação dos campi Bom Jesus do Itabapoana e Campos Centro foram selecionados para participar do programa Seeds for the Future 2021, programa global de intercâmbio cultural e profissional da Huawei, empresa da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A participação foi possível graças à parceria Huawei ICT Academy, firmada entre o Instituto Federal Fluminense e a empresa.

Durante oito dias, os alunos Luan Crisostomo Pinto, do Campus Bom Jesus, Maria Júlia Zabbal Martins e Micaella Barcellos Pereira, do Campus Campos-Centro, se aprofundaram na história e na evolução da Huawei, receberam treinamentos em tecnologias-chave, incluindo 5G, computação em nuvem e inteligência artificial. Também tiveram a oportunidade de ouvir especialistas da empresa, que compartilharam suas perspectivas sobre uma ampla gama de tópicos, desde segurança cibernética até transformação digital. Além disso, eles descobriram os hábitos das pessoas de grande sucesso, aprenderam a trabalhar em um ambiente multicultural e compreenderam o modelo de liderança estratégica.

A experiência foi surpreendente para os três futuros engenheiros. Luan Crisóstomo conta que “foi muito legal! Não tinha noção que seria tão intenso. É uma pena que não tenha sido presencialmente, mas a experiência on-line também foi muito boa. Recebi várias solicitações pelo LinkedIn, pois o networking foi muito grande. Os cursos são bem introdutórios, então para quem já é da área não teve muita novidade, mas mesmo assim foram bem legais”.

Maria Júlia Martins considera que o Seeds for the Future foi uma importante oportunidade para adquirir conhecimentos de pessoas que já estão no mercado, em especial pelo repertório da Huawei nas áreas de formação propostas – computação em nuvem, inteligência artificial e 5G. “Acredito muito no poder dessas atividades extracurriculares como um fator complementar à base que o IFF oferece. Além de colaborar para a minha formação profissional e pessoal, oportunidades como esta contribuem para a nossa instituição como um todo, pois trazem conhecimento agregado e representatividade do IFF em grandes eventos”, avaliou.

Intercâmbio huawei 2021 05.jpgMicaella Pereira teve uma experiência ainda mais completa. Depois dos oito dias de capacitação on-line, ela foi selecionada para visitar as instalações da Huawei Brasil. Acompanhada do professor do IFF Bom Jesus Fabrício Barros Gonçalves (foto), coordenador do Programa Huawei ICT Academy no IFFluminense, nos dias 25 e 26 de outubro ela conheceu a sede da Huawei, o Open Lab, o Warehouse 5G e o Ecosystem Innovation Technology Center (EITC). “Aprendi mais sobre tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela Huawei e sobre a cultura de outros países envolvidos no programa. Trocar todas essas experiências com os demais participantes foi uma possibilidade muito promissora. Acredito que foi uma experiência única, que expandiu os nossos horizontes tanto no contexto pessoal quanto em nossas carreiras, descobrindo mais sobre liderança, tecnologia, comunicação e meios de impactar o mundo ao nosso redor”, afirmou.

 

Para o professor Fabrício Barros, programas acadêmicos como o Huawei ICT Academy são muito importantes para comunidade acadêmica do IFFluminense, “pois eles permitem conectar os nossos estudantes, docentes e técnico-administrativos a um conjunto de oportunidades, como capacitações em tecnologias emergentes, acesso aos exames de certificações profissionais, oportunidades de estágio e emprego e eventos”.

Atualmente, o Instituto Federal Fluminense é uma das 80 universidades parceiras do Huawei ICT Academy, programa que oferece cursos de capacitação em computação em nuvem, Internet das Coisas, inteligência artificial e 5G para preparar os estudantes para trabalhar na indústria 4.0, impulsionando a transformação digital do país.

Seeds for the Future - O Seeds for the Future é um programa de intercâmbio de estudantes que tem como objetivo inspirar jovens do mundo todo a construir um futuro por meio da tecnologia. Podem participar do programa estudantes de áreas voltadas à Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e disciplinas relacionadas, que tenham grande interesse pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Também é preciso ter inglês fluente.

Segundo o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick, “o Seeds for The Future é uma experiência que traz uma visão mais ampla para quem busca conhecimento na área de tecnologia da informação. O programa mostra o compromisso da empresa em oferecer conhecimento e promover o desenvolvimento de talentos para o mercado futuro”.

Intercâmbio Huawei 2021 02.jpeg

 Estudantes de diversas regiões do país foram recebidos na Sede da Huawei, em São Paulo