CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agropecuária

Estudantes de escola técnica participam de curso de apicultura no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/05/2023 09h11, última modificação 05/05/2023 09h19
Alunos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, de Campos dos Goytacazes, visitaram a instituição na última quarta-feira, dia 03 de maio.
Estudantes de escola técnica participam de curso de apicultura no IFF Bom Jesus

Alunos da ETEAAS e do IFF Bom Jesus participaram da capacitação.

A quarta-feira foi doce para 25 estudantes da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo (ETEAAS), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Eles deixaram a sala de aula em Campos dos Goytacazes para participar do curso de processamento de mel puro e composto, ministrado pelo professor Geraldo Pereira, no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Foram oito horas de aulas teóricas e práticas no setor de apicultura e de processamento de mel. Alunos do Curso Técnico em Agropecuária e do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do IFF Bom Jesus também se uniram ao grupo, promovendo um intercâmbio que enriqueceu ainda mais a experiência.

A professora Paula de Souza Barbosa, da Faetec, acompanhou os discentes na visita técnica e avaliou positivamente a iniciativa. “Foi muito valioso e engrandecedor, uma vez que puderam ter contato com outra realidade, conhecer mais e aprofundar os conhecimentos relacionados à prática de apicultura. Além disso, o contato com alunos de graduação possibilitou uma boa troca de vivências e realidades”, disse. A graduanda do CTA Glicieli de Souza Guedes concorda. Segundo ela, aprender e compartilhar o conhecimento obtido com outros alunos é importante e amplia seu desenvolvimento como profissional.

E, por falar em atuação profissional, o estudante Robson Araujo da Silva, da ETEAAS, considerou interessante a possibilidade de geração de renda a partir dos conhecimentos obtidos no curso. Além dele, o estudante Joaci Alves de Souza Júnior também entendeu as potencialidades do processamento de mel. “A parte que achei mais interessante foi a dos beneficiamentos, que além de trazer outras qualidades, também agrega valor ao produto”, lembra.

Antônia Felipe dos Santos Mendes é aluna do CTA e desenvolve um projeto na área. Ela também participou das atividades e elogiou a receptividade e animação do grupo. “O curso foi ótimo e sempre me sinto renovada quando tenho a chance de apresentar algo sobre meu projeto”, disse. Para ela, oportunidades como essa permitem a melhoria das ações e o compartilhamento de informações sobre a apicultura.

O professor Geraldo Pereira, coordenador do setor de apicultura do IFF Bom Jesus, afirma que a instituição tem se tornado referência na área, principalmente nas regiões norte e noroeste fluminense, onde está inserida. Ele explica a relevância da presença do IFF como agente multiplicador de conhecimento e destaca o impacto dessa atuação. “Isso é fundamental para o fortalecimento da cadeia apícola na região, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social principalmente das populações rurais”, considera.