CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Patrimônio

Estudantes de Informática e Engenharia participam de visita ao centro histórico de Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 05/04/2023 15h30, última modificação 10/04/2023 21h43
Visita guiada foi oferecida pelo Centro Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana.
Visita Centro Histórico

"Tour" começou no Espaço Cultural Luciano Bastos, antigo Colégio Rio Branco.

As telas, computadores, aulas em laboratórios, robôs e códigos diversos fazem parte do dia a dia dos estudantes do Curso Técnico em Informática e do Bacharelado em Engenharia de Computação do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Entretanto, na última quarta-feira, dia 29 de março, eles trocaram o cenário tecnológico por momentos de contemplação na pequena Bom Jesus. Prédios antigos, ruas e espaços que contam e abrigam a história local foram a “sala de aula” do grupo, que percorreu algumas ruas do centro da cidade, visitou o Espaço Cultural Luciano Bastos e o interior da Igreja Matriz, encerrando as atividades na Praça Governador Portela.

A proposta da visita era proporcionar a observação do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. O professor do IFF Bom Jesus Rogério Ribeiro Fernandes acompanhou os discentes durante a visita. Extensionista com vasta experiência no assunto, ele afirma que o grande desafio da educação patrimonial é atribuir significado aos objetos, sejam eles materiais ou não. “Isso é um trabalho contínuo e foi nesse ponto que estimulamos os estudantes: captar essas demandas, estimular os alunos a serem observadores. A ideia era fazer um trabalho de campo e não uma visita técnica. É outra proposta: estar no lugar, conversar com as pessoas, olhar ao redor”, explica. Rogério elogiou o material apresentado durante a visita, que contou não só com relatos, mas também fotos e objetos que tornaram a contemplação mais rica.

O desafio da observação foi bem recebido pelos discentes. O graduando em Engenharia de Computação Yan Nascimento Balbi, que está cursando o sexto período, considerou importante a oportunidade de aprender sobre a história de Bom Jesus do Itabapoana. Natural de Itaperuna (RJ), ele se surpreendeu com as narrativas que ouviu. “Pudemos perceber a importância da preservação de um patrimônio histórico. Ela não só ajuda a resguardar a identidade cultural do município, como também a motivar a pensar no que pode ser feito para que ela seja preservada”, ponderou. Entre as reflexões proporcionadas pelas histórias ouvidas, ele destaca a relevância da noção de pertencimento a uma cultura ou local para a preservação das memórias do meio.

O estudante Natan Saboia Amado, do Curso Técnico Integrado em Informática, também elogiou a iniciativa e destacou que as histórias do acervo da Igreja Matriz foram o que mais chamou sua atenção. Ele considera a atividade importante para sua formação, pois “rendeu muitos ensinamentos e possibilitou um novo meio de adquirir informações”, disse. Nesse mesmo sentido, Yan completa ressaltando a relevância do uso de tecnologia da informação para facilitar a integração de novas gerações com a cultura local, por meio de aplicativos. “Enquanto estudante, o estudo de preservação patrimonial também nos ajuda a desenvolver e aplicar conceitos estudados em sala de diversas disciplinas técnicas”, considera.

Para mais informações históricas sobre Bom Jesus do Itabapoana, acesse o site do Espaço Cultural Luciano Bastos.