CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Visita Técnica

Estudantes do CTA participam da FISPAL e do São Paulo Coffee Festival

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 28/06/2022 12h16, última modificação 28/06/2022 12h29
Eventos reuniram empresas, profissionais, estudantes e apreciadores da área, oferecendo oportunidades de capacitação, networking, entre outros.
Participação na Fispal Tecnologia

Estudantes do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana participaram, nos dias 23 e 24 de junho, de dois grandes eventos realizados em São Paulo (SP). O grupo de 24 alunos e cinco servidores visitou a FISPAL Tecnologia, principal evento da América Latina para as indústrias de alimentos, bebidas e embalagens; e o São Paulo Coffee Festival, que reuniu produtores, empresas, profissionais, estudantes e apreciadores de café de todo o país.

A Fispal Tecnologia é uma mistura de experiências, soluções, tecnologia e conteúdo para quem quer abrir uma pequena fábrica ou já faz parte das indústrias de alimentos, bebidas e embalagens. Além dos expositores de empresas desses setores, o evento possibilitou acesso a tecnologia e troca de experiências, o que para os alunos foi considerado uma oportunidade enriquecedora. “Vimos como é importante a tecnologia e a inovação na nossa área, de Alimentos. Principalmente para quem deseja montar uma indústria. Tivemos acesso a equipamentos que nem imaginávamos existir, foi impressionante”, destaca o presidente da AlQualis, Wesley Barcellos, citando a automação de processos que geralmente são feitos manualmente por pequenos produtores.

O São Paulo Coffee Festival atraiu profissionais, estudantes e apaixonados por café. A programação incluiu oficinas, experiências sensoriais, demonstrações interativas, filmes, exposições e apresentações musicais, além de opções gastronômicas para degustação. O destaque da edição, segundo os alunos do CTA, foi o Campeonato Brasileiro de Baristas, que recebeu profissionais de todo o país para disputar uma vaga no Campeonato Mundial. “Foi surreal”, conta a estudante Thatiana Borges, bolsista do Laboratório de Café do IFF Bom Jesus. “O campeonato se tornou uma meta para mim. Ainda tenho muito o que aprender e treinar, mas espero um dia estar lá entre os melhores”, planeja. As produções dos competidores são analisadas sob o ponto de vista técnico e sensorial, além do tempo de preparo, conforme o regulamento.

Para a equipe do Laboratório de Café do IFF Bom Jesus a viagem possibilitou, ainda, a participação em um curso com a barista e consultora Andreia Menocci, que ensinou sobre métodos de extração, com foco no café expresso, que é o produto mais pedido na Cafeteria Escola do campus. Os participantes elogiaram a capacitação e retornaram com expectativas de logo colocar os conhecimentos em prática.

Segundo o professor Hilton Galvão, coordenador de Extensão do IFF Bom Jesus, a participação em eventos em grandes centros é fundamental, pois aproxima os estudantes de indústrias e de suas tecnologias, com as quais irão se deparar quando ingressarem no mercado de trabalho. “Também é importante a participação de professores e servidores, para que haja atualizações e estabelecimento de contatos com as grandes indústrias do setor alimentício”, avalia. Também participaram da visita técnica parceiros da Emater-Rio e Incaper (ES). A realização da viagem contou com o apoio do IFFluminense e das Prefeituras Municipais de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e São José dos Calçados (ES).