CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Olimpíadas do Conhecimento

Estudantes do IFF Bom Jesus conquistam 10 medalhas na 27ª OBA

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 03/10/2024 15h45, última modificação 03/10/2024 16h01
Este é o terceiro ano consecutivo de participação com premiação. Ao todo, 42 alunos fizeram a prova.
Medalhistas IFF Bom Jesus OBA 2024

Podem participar das olimpíadas alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

Não foram apenas os atletas olímpicos em Paris que sentiram a satisfação de conquistar medalhas de ouro, prata e bronze neste ano. Dez estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana se desafiaram a participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também comemoraram os premiados resultados. Alguns já colecionam medalhas e anseiam pela obtenção de outras, com o preparo para a segunda fase da olimpíada. Esta etapa vai selecionar os representantes brasileiros nas provas internacionais.

Foi por pouco que Antônio Rangel da Silva Manhães Motta não conquistou a medalha de ouro em sua primeira participação, no ano passado. A conquista da prata intensificou seu desejo de obter o ouro nesta edição e a expectativa foi totalmente atendida. “Quando vi a oportunidade de fazer a prova esse ano, não deixei passar. Sempre fui bem otimista e, quando recebi a informação que havia conseguido o ouro, fiquei muito feliz, pois senti que no ano passado eu merecia ter ganhado”, conta. Segundo ele, ter participado da edição anterior foi importante para o desempenho deste ano e destaca a satisfação em trazer a medalha para o IFF. “Ano que vem com certeza farei a OBA novamente e convido todos a participarem também”, incentiva.

Despedindo-se das olimpíadas, o formando Nilo Fonseca Andrade recebeu sua terceira medalha, somando dois bronzes e um ouro. Ele afirma que o prêmio não se limita ao reconhecimento pelas boas notas, mas também inclui o surgimento de novas oportunidades e conhecimentos. “A prova da OBA abre um leque de possibilidades para faculdades quando você consegue alguma medalha. Também permite aprender coisas novas e diferentes do usual, porque a astronomia não é ensinada em sala de aula. Logo, você se torna único por ter a chance de aprender isso”, considera. Segundo Nilo, a dedicação aos estudos para as provas foi recompensadora, algo que mudou sua vida, tendo em vista que a astronomia se tornou um de seus principais assuntos de interesse.

Quem também está construindo um histórico de participações com medalhas é a estudante Camilly Victória Reis Vieira Torres, que foi ouro no ano passado e nesta edição recebeu a prata para a coleção. Ela afirma que ficou muito feliz com o resultado, especialmente por ser o seu último ano de olimpíadas, e recomenda aos demais alunos que aproveitem a oportunidade. “A prova é gratuita e várias universidades aceitam ingressantes através das olimpíadas, além de ser uma excelente fonte de aprendizado individual e enriquecer muito o nosso currículo”, disse.

A professora Ana Cecília Soja é a principal incentivadora dos alunos e ministrou aulas preparatórias para os interessados. Em intercâmbio na Irlanda, ela realizou encontros online para ensinar os conteúdos e conta que a distância não foi a única dificuldade enfrentada. “A preparação foi um pouco prejudicada por conta da inundação (que atingiu o município de Bom Jesus do Itabapoana em março), que interrompeu as atividades no campus às vésperas da prova. Mesmo assim, realizamos aulas on-line duas vezes por semana e 42 alunos vieram realizar a prova. Destes, 10 obtiveram medalha, sendo uma de ouro, uma de prata e oito bronzes”. Além das aulas, as dicas de preparação dos medalhistas incluem a busca de conteúdos pela internet, resolução de provas anteriores, muito estudo e dedicação, sem deixar de lado a calma para responder às questões com atenção.

As escolas públicas receberam destaque na edição 2024 da OBA, com desempenho superior aos anos anteriores - quase metade dos medalhistas foram de instituições públicas, totalizando 39.200 medalhas conquistadas.

Mais informações sobre a OBA estão disponíveis no site da Olimpíada.