CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Astronomia

Estudantes do IFF Bom Jesus conquistam 13 medalhas na primeira fase da OBA

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/07/2023 18h42, última modificação 17/07/2023 19h18
Número de medalhistas quase dobrou em relação à edição anterior da prova. Campus foi representado por 90 estudantes.
Medalhistas da OBA e a professora Ana Cecília Soja

Média de medalhistas do IFF Bom Jesus foi superior à média nacional no nível médio.

O quadro de medalhistas do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana cresceu. No segundo ano de participação na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 13 estudantes da instituição conquistaram medalhas, quase dobrando o número conquistado na edição de 2022, quando sete alunos se destacaram. Apesar do aumento no nível de exigência da prova, cuja nota de corte subiu de 7,0 para 7,6 para a obtenção do bronze, o resultado demonstra o esforço e comprometimento dos discentes, que participaram voluntariamente da olimpíada.

Segundo a professora Ana Cecília Soja, que incentivou a participação e promoveu aulas preparatórias para os interessados, o aumento no número de premiados demonstra a eficiência e alcance dessa preparação. “Os resultados foram excelentes! Tivemos 90 alunos participantes e 13 medalhistas, distribuídos em todas as séries e cursos. A prova estava mais exigente, mas nossos alunos estavam preparados à altura”, afirma. Proporcionalmente, a média de medalhistas do IFF Bom Jesus também superou a média nacional: dos participantes do Campus Bom Jesus, 14,4% foram premiados; em todo o Brasil, a média é de 6% de medalhas no nível médio.

Participando pela segunda vez da olimpíada, o estudante João Lucas Assis Kashima, do segundo ano do Curso Técnico em Alimentos, se surpreendeu com a conquista do ouro. Motivado pelo bom desempenho do amigo na última edição, ele estava decidido a também se destacar na Olimpíada deste ano. “Eu me esforcei muito, pois ano passado eu não consegui uma medalha de bronze por pouco. Meu amigo Nilo conseguiu e, por conta disso, eu quis muito me esforçar de verdade para a OBA esse ano. Tive o choque de tirar uma medalha de ouro e isso me deixou muito feliz”, conta. Para se preparar, ele contou com a ajuda de medalhistas do ano passado, como a aluna Maria Luiza Moulin Teixeira, que conquistou mais um ouro em 2023.

A estreante Britiney Silva Leal está concluindo o Curso Técnico Integrado em Química e em sua primeira participação na OBA garantiu uma medalha de prata. “Fiquei sabendo da prova quando vi a professora Ana Cecília olhando pelo telescópio e fui conversar com ela. Contei que sempre me interessei por astronomia e ela me falou sobre a prova. Participei das aulas preparatórias e estava muito nervosa, mas ela me acalmou. Não esperava uma medalha de prata, mas fiquei muito feliz”, disse. Além das aulas, Britiney dedicava tempo para estudar sozinha, assistindo vídeos na internet e resolvendo provas anteriores. Ela também passou a observar mais o céu, tentando identificar as constelações que já conhecia.

Único representante do Curso Técnico em Meio Ambiente entre os medalhistas, Miguel Costa de Oliveira, do primeiro ano, também comemorou a estreia na Olimpíada com a prata. “Achei o resultado da prova gratificante e surpreendente, porque foi minha primeira participação. Sou grato à Ana Cecília e ao IFF, que me deram essa oportunidade”.

Para Gabriela Marques Lamão, do terceiro ano de Agropecuária, o conteúdo, a prova e a medalha de bronze foram ótimas novidades. ”Achei o máximo, porque é uma coisa que eu não aprenderia normalmente. Quem participou adquiriu conhecimentos que não teriam em nenhum curso que se inscrevessem aqui no campus”, ponderou. Por ter se divertido e aprendido tanto, ela acredita que todos os estudantes deveriam ter essa experiência, avaliada pela discente como uma ótima atividade extracurricular.

Para quem deseja participar da próxima edição e se preparar para a prova, a medalhista de ouro Camilly Victoria Reis Vieira Torres, do segundo ano do Curso Técnico em Alimentos, aconselha a se preparar com antecedência, estudando as matérias e treinando com provas anteriores. “Cai bastante física na prova, então acho legal estar por dentro da matéria. Também não adianta se cobrar demais e ficar nervoso. Acaba sempre atrapalhando”, orienta. Ela já havia participado da Olimpíada no ano passado e ficou a poucos pontos de uma medalha. “Esse ano fiz a prova com mais calma e sem expectativas sobre o resultado. Fiquei surpresa com a minha nota e pulei de alegria. Fiquei muito feliz com a notícia”, lembra.

Confira a lista com todos os medalhistas do IFF Bom Jesus:

OuroCursoSérieMedalhistas de Ouro OBA 2023.jpeg
Camilly Victoria Reis Vieira Torres Curso Técnico em Alimentos 2º ano
João Lucas Assis Kashima  Curso Técnico em Alimentos 2º ano
Maria Luiza Moulin Teixeira Curso Técnico em Alimentos 3º ano
Mariana Botelho Ribeiro Curso Técnico em Alimentos 1º ano
Nilo Fonseca Andrade Curso Técnico em Alimentos 2º ano
Prata Curso Série Medalhistas de Prata OBA 2023.jpeg
Ana Flávia Almeida Abreu Curso Técnico em Alimentos 1º ano
Miguel Costa de Oliveira Curso Técnico em Meio Ambiente 1º ano
Lavínia de Almeida Borges Curso Técnico em Alimentos 3º ano
Britiney Silva Leal Curso Técnico em Química 3º ano