Notícias
Cultura
Estudantes do IFF Bom Jesus participam da Bienal do Livro do Rio de Janeiro
A experiência surpreendeu os estudantes, que retornaram ao campus encantados com as vivências no evento.
A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro chegou ao fim no último domingo, dia 22, e mais uma vez estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana marcaram presença no evento. A viagem, cercada de livros, cultura, encontros marcantes e memórias inesquecíveis, aconteceu no primeiro dia da programação, 13 de junho, e superou as expectativas dos discentes, que deixaram o campus ainda de madrugada para prestigiar um dos maiores eventos literários da América Latina.
Acompanhados por servidores da instituição, os alunos puderam visitar estandes cheios de novidades, autores consagrados, influenciadores digitais, espaços interativos e atrações culturais. Um dos pontos altos da visita foi o encontro com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, principal convidada do dia. A estudante Paula de Souza Rocha não apenas conseguiu um autógrafo da autora, como também entregou um presente especial: um caderno artesanal criado por ela, com capas que homenageavam mulheres negras brasileiras e estrangeiras.
“Ir à Bienal foi uma experiência maravilhosa. Estar naquele mar de livros e pessoas foi algo incrível. Pude entregar meu caderno à Chimamanda, que foi super atenciosa e querida. Foi um momento inesquecível”, relatou Paula.
Para a estudante de Engenharia da Computação Joana Felizardo a Bienal foi um paraíso para leitores apaixonados. “Poder caminhar entre estandes repletos de livros, encontrar obras dos meus autores favoritos, participar de atividades como o Escape Room, tirar fotos com os amigos e voltar com a mochila cheia de livros e brindes foi simplesmente sensacional! Voltei com o coração cheio e ainda mais vontade de continuar lendo”, completou.
A estudante Maria Soares também compartilhou sua empolgação com a primeira visita ao evento. “A Bienal foi uma experiência única! Um evento repleto de arte e cultura, onde me senti acolhida pelos professores e encantada com cada estande. Me surpreendi com a forma criativa como as editoras trazem os livros para a vida real. Foi mágico!”, considerou.
![]() |
![]() |
![]() |
| Estrutura dos espaços e cenários atraiu a atenção dos visitantes. | ||
A professora Ana Mara Figueiredo acompanhou parte do grupo, formado por estudantes do Curso Superior em Engenharia de Computação e do Curso Técnico em Informática. Segundo ela, a visita à Bienal foi organizada com o objetivo de proporcionar o incentivo à leitura, ao pensamento crítico e oportunizar aos discentes uma imersão cultural. Estudantes vinculados a projetos coordenados pela professora Sarah Vervloet, de Literatura, também visitaram o evento no dia 13.
Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.


