CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudantes do IFF Bom Jesus participam do Fórum da Juventude Rio2030

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/06/2023 09h21, última modificação 22/06/2023 21h08
Lideranças jovens de todo o Brasil se reuniram no Rio de Janeiro para dialogar sobre os caminhos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Fórum da Juventude Rio2030

Estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana marcaram presença no II Fórum da Juventude Rio2030, realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no dia 14 de junho. Alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Agropecuária participaram do evento, cujo objetivo é  mobilizar a juventude para atuar nas ações ambientais, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

A programação incluiu painéis temáticos, música, poesia, dinâmica cultural e até batalha de rima. Temas como “Juventude e Ambiente”, “Saúde e Bem-estar” e “Empregos verdes e oportunidades de negócios sustentáveis” foram abordados, tendo como uma das principais referências a Agenda 2030 da ONU. Trata-se de um plano global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.

A organização e a programação do evento surpreenderam a estudante Mariana Muniz Gomes, do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. “Tivemos contato com ativistas importantes que nos trouxeram histórias reais sobre como querer a melhora para o ambiente em que vivemos. As pequenas ações que partem deste princípio podem mudar o mundo ao nosso redor e isso já é suficiente”, conta. Para ela, o fórum foi um incentivo para que se envolva mais nos debates ambientais e despertou a ideia de implementar no IFF Bom Jesus uma iniciativa semelhante ao Fórum, pois acredita que os debates são necessários.

A aluna Josane Aparecida Cabral Rangel considerou o evento inspirador. O contato com os jovens que começaram projetos sociais envolvendo o meio ambiente e alcançaram relevância em suas áreas de atuação foi um dos destaques para ela. “É importante trazermos essas experiências reais e vivas de projetos que zelam por tudo isso e que dão certo. Conhecê-los de perto me mostrou que é possível, sim, mudar o mundo começando do pouco. Trouxe inspiração para também começar a fazer por onde para cuidar do nosso meio ambiente”, analisou.

O grupo foi acompanhado pelo coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, professor Carlos Dambroz, que citou a relevância da iniciativa. “Participar do evento foi muito importante, por chamar a atenção para os ODS e mostrar a importância e a força da mobilização dos jovens na área ambiental. No nosso caso, em especial, torna-se ainda mais relevante por termos os alunos de Meio Ambiente e de Agropecuária. Esperamos sempre ter mais jovens ativos na questão ambiental”, disse. A participação no II Fórum da Juventude Rio2030 foi um convite do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, Maurício Zanon.

Mais informações sobre o Fórum estão disponíveis no site da Rio2030.