CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Inscrições abertas

Estudantes do IFF Bom Jesus podem se inscrever para projetos de Extensão, Cultura e Diversidade

por Comunicação Social da Reitoria e Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/03/2022 10h35, última modificação 08/03/2022 10h48
Diretoria de Pesquisa, Extensão e Inovação disponibilizou tutorial para ajudar os estudantes no processo de inscrição nos projetos.
Inscrições abertas aos estudantes para Projetos de Extensão, Cultura e Diversidade

Há bolsas de 12h e 20h semanais. (Arte: Programação Visual/IFF)

Estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já podem se candidatar a bolsas para atuarem nos projetos de cultura, diversidade e extensão do IFF. São dois editais divulgados pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex): o  Edital N.º 224/2021, referente ao Processo de seleção de Projetos de Cultura e Diversidade e de Estudantes Bolsistas e Voluntários e o Edital N.º 225/2021, que trata do Processo de Seleção de Projetos de Extensão e de Estudantes Bolsistas. As bolsas concedidas terão vigência de abril a dezembro de 2022.

As inscrições dos candidatos às bolsas deverão ser realizadas, online, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Suap, no período de 08 a 14 de março. Cada estudante poderá se inscrever em até dois projetos selecionados pelo Edital. A diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, Sheila Abrahão, orienta aos alunos sobre a escolha: "todos os projetos do IFF aparecerão para os alunos e eles só podem se inscrever em dois. Sendo assim, como a previsão é de retorno presencial, sugerimos que escolham apenas os projetos do Campus Bom Jesus, ou algum projeto que tenha o plano de trabalho para atuação remota", explica.

Um tutorial com o passo a passo para a inscrição está disponível AQUI.

Projetos de Cultura e Diversidade

São quatro modalidades: I- Promoção da educação das relações étnico-raciais; II - Impacto na promoção da igualdade de direitos, responsabilidades e oportunidades entre gêneros; III - Promoção da preservação da memória local/institucional; IV - Promoção da fruição da cultura.

Para as modalidades de I a III, serão concedidas bolsas de Extensão de 12h e 20h semanais. Para a modalidade IV, serão concedidas bolsas de Arte e Cultura de 12h e 20h semanais.

O estudante matriculado em qualquer campus do IFFluminense poderá ser selecionado como bolsista, independentemente do campus de lotação e exercício do coordenador ou do local de execução do projeto.

O resultado final da seleção dos bolsistas será divulgado no dia 30 de março, e o início das atividades dos projetos está previsto para o dia 1º de abril

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Projetos de Extensão:

Serão concedidas bolsas de Extensão de 12h, para estudantes do ensino técnico, e 20h semanais, oferecidas a alunos matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação lato sensu. A seleção dos bolsistas deverá conter as seguintes etapas, complementares para a avaliação: I - entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; II - análise do histórico ou boletim escolar do candidato.

Em função das especificidades das ações a serem realizadas, a seleção do bolsista poderá conter outras etapas e critérios definidos e publicizados pelo proponente do projeto.

O resultado final da seleção dos bolsistas será divulgado no dia 30 de março, e o início das atividades dos projetos está previsto para o dia 1º de abril

Todas as informações podem ser acompanhadas pelo Portal de Seleções.

Tanto o edital de Projetos de Extensão, quanto o de Cultura e Diversidade, são ações que visam a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à Agenda 2030 da ONU, ao estimular atividades e a participação das pessoas no enfrentamento de desafios de desenvolvimento que atingem pessoas no Brasil e no mundo, tais como agricultura sustentável, igualdade de gênero e redução das desigualdades. Saiba mais AQUI.