CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Sisu

Estudantes do IFF Bom Jesus se destacam em redação do Enem

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 02/03/2023 13h02, última modificação 02/03/2023 13h28
Prática nas disciplinas dos cursos técnicos do IFF foi importante para o desenvolvimento das habilidades, destacam os candidatos.
Eduarda Alcon (esq.) e Michelle Pani (dir.)

Egressas de cursos técnicos obtiveram mais de 900 pontos na redação. - Foto: Arquivo pessoal

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na última terça-feira, dia 28 de fevereiro, e vários estudantes egressos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já começam nesta quinta-feira, dia 02 de março, a se matricularem nos cursos que poderão determinar seus futuros profissionais. O destaque dos aprovados no perfil do campus no Instagram é sempre muito esperado pelas comunidades acadêmica e externa, que celebram a conquista dos formandos no início de um novo ciclo. Antes, porém, o IFF Bom Jesus já celebrava o desempenho de estudantes que se superaram em uma parte específica do Exame Nacional do Ensino Médio: a temida redação.

Foram vários os resultados positivos na instituição, o que encheu de orgulho não apenas os discentes, mas os professores que lecionaram a disciplina ao longo do ano letivo. A professora Sarah Vervloet enaltece o empenho dos candidatos. Os alunos que se destacaram certamente conseguiram um equilíbrio entre os estudos e a ansiedade. A dedicação à escrita e reescrita da redação ao longo do ano é importante, mas é fundamental que o estudante vá se preparando também para a prova no geral: simular o dia da prova, compreender o tempo e se preparar tanto física quanto psicologicamente”, pondera.

Aluna da professora Sarah, a agora técnica em Química Eduarda Henrique Gil Alcon obteve 960 pontos em sua redação. Ela afirma que as propostas temáticas de Sarah, assim como as correções e orientações da docente, foram importantes para sua prática e desenvolvimento de habilidades. O preparo para a prova começou ainda no segundo ano do ensino médio, com aulas de cursinho preparatório, e seguiu a partir de abril de 2022. Com base em sua experiência de estudos, ela dá uma dica para quem está se dedicando aos estudos para a próxima edição do Enem. “O primeiro passo é começar a corrigir os erros que são abordados nas correções. E uma palavra a quem se prepara é: nunca desista, pois com muito foco e dedicação, é possível chegar ao resultado desejado”, incentiva.

Michelle Pani Areal Spala Nunes, egressa do Curso Técnico em Informática, se apoiou nos ensinamentos obtidos no IFF para a prova e alcançou 920 em sua produção textual. “Eu tinha uma boa compreensão da estrutura da redação e pratiquei durante o ano, o que me ajudou a obter um bom resultado nessa parte da prova. A maioria das redações que fiz foram propostas pela professora Camila Valinho. Muitas delas eu não sabia nada sobre o tema, então foi bom pra eu aprender a construir uma estrutura que funcionava pra qualquer assunto”, lembra. Para quem está se preparando, Michelle aconselha a aproveitar o conteúdo lecionado na escola e a fazer pausas durante o tempo de estudo. “E tentar manter a calma. Uma prova não define quem você é e sempre vão existir outras oportunidades”, conclui.

A professora Camila cita algumas orientações seguidas por Michelle que podem auxiliar os candidatos que farão a próxima edição da prova. Além de grafia adequada, organização visual do texto e bons desenvolvimentos das ideias, ela sugere que é importante evitar lugares-comuns e investir no uso de repertório sociocultural com referências reais, como filmes, livros e obras. Segundo ela, mídias também são aceitas atualmente. A estudante utilizou a animação Moana, por exemplo, para abordar o tema, que foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".