CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agropecuária

Estudantes do IFF Bom Jesus visitam Embrapa Gado de Leite

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/10/2022 15h10, última modificação 10/10/2022 19h41
Grupo assistiu a palestras sobre bovinocultura leiteira e visitou instalações da instituição, que é referência mundial em pesquisas no setor.
Visita à Embrapa Gado de Leite

Alunos dos terceiros anos do Curso Técnico Integrado e do segundo ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária do Campus Bom Jesus do Itabapoana visitaram, no dia 29 de setembro, a Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco (MG). Acompanhados pelos professores Thaís Romano e Alisson Jordão, eles participaram de palestra, conheceram diferentes sistemas de produção e interagiram com os profissionais da empresa, que são referência na área.

A Embrapa é uma instituição de pesquisa nacional conhecida mundialmente por sua excelência. A visita teve o objetivo de contribuir para a formação plena dos estudantes, muitos dos quais possuem propriedades familiares onde poderão aplicar o conhecimento adquirido. Segundo a professora Thaís Romano, a visita técnica é uma vivência única para os estudantes. “Trata-se de uma instituição referência em pesquisas para pecuária leiteira de clima tropical, resultado de conhecimentos e tecnologias inovadoras que são transferidos à sociedade por intermédio dos técnicos de assistência e extensão rural, dos estudantes das Ciências Agrárias, dos produtores rurais e de outros integrantes do agronegócio do leite”, explica. Ela afirma que este fluxo permite que a pesquisa em bovinocultura de leite e o setor produtivo se mantenham em constante interação.

Os alunos tiveram uma palestra sobre “Eficiência reprodutiva em vacas leiteiras” e, em seguida, visitaram o Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária. Lá puderam conhecer uma pesquisa em andamento e ouvir uma breve explanação sobre a cria de bezerras leiteiras e atualizações de práticas de manejo, além de visitar diversos laboratórios que contam com uma infraestrutura própria para pesquisas em zootecnia de precisão. Também puderam observar diferentes sistemas produtivos, sendo dois deles a produção de leite a pasto com animais da raça Girolando; e a produção de leite em confinamento com animais da raça Holandesa, em sistema Compost Barn.

Thaís acrescenta que as visitas técnicas cumprem um importante papel na formação dos futuros profissionais. “Ela vem ao encontro do nosso compromisso de formar técnicos capacitados para atenderem às exigências do mercado de trabalho”, conclui.