CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agropecuária

Estudantes e profissionais participam de palestras sobre manejo de bovinos no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 07/06/2023 15h14, última modificação 07/06/2023 15h56
Evento integrou atividades da disciplina de Construções Rurais e Topografia e contou com parceria de empresas do setor agropecuário.

Palestrantes e plateia interagiram durante todo o evento.

Estudantes, produtores e profissionais interessados pelo setor de bovinocultura tiveram uma manhã e tarde de aprendizado no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana na última terça-feira, dia 06 de junho. A instituição recebeu o médico veterinário Eduardo Vargas e o consultor de vendas Wagner dos Santos para duas palestras, sobre "Manejo e Sanidade de Bovinos” e “Instalações e Currais Antiestresse”. O evento foi organizado pelo professor Ernany Costa como parte das atividades da disciplina “Construções Rurais e Topografia”, com participação gratuita e aberta ao público externo.

Comportamento e rotina animal, a importância do manejo para o sucesso produtivo, estresse e particularidades da espécie foram alguns dos temas abordados por Eduardo ao falar sobre manejo e sanidade. Ele destacou o impacto da mudança de algumas ações no manejo para a garantia do bem-estar animal, como a correta adequação do ambiente, redução de ruídos e a utilização de abordagens não violentas para condução do rebanho.

A família do estudante João Pedro Casares Bernardino, do segundo ano do Curso Técnico Integrado, possui uma pequena propriedade, onde criam gado de corte e leite. Apesar da vivência na área e da formação profissional obtida até o momento no curso técnico, ele se surpreendeu com os novos aprendizados proporcionados pela palestra. “Achei muito interessante a abordagem que ele apresentou, de não precisar bater no gado para conduzi-lo, protegendo a carne e evitando estresse”, disse.

A aluna Ana Luíza Galo de Oliveira também é filha de produtores e garante que levará o conhecimento obtido para a propriedade da família: “percebo que muitas pessoas são da área, mas não entendem tanto sobre manejo. Já vi produtores da minha cidade e até minha família fazendo o manejo de forma incorreta. Vi hoje que existem formas totalmente diferentes de fazê-lo, que podemos adotar para obter melhores desempenhos”. Sua família possui uma propriedade em Caiana (MG), onde atuam na criação de gado de leite.

Outra novidade para muitos dos participantes foram as instalações e currais antiestresse, apresentados pelo consultor de vendas Wagner dos Santos. Ele falou sobre a tecnologia utilizada na criação e construção dos produtos e materiais, compartilhou experiências do mercado de trabalho e respondeu a questionamentos da plateia. O ex-aluno do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus e estudante de Medicina Veterinária Olavo Bousquet participou das duas palestras e contou que, apesar de já ter ouvido o conceito de currais antiestresse, ainda não havia se informado com profundidade sobre o tema. “É um assunto pouco abordado e uma inovação com potencial para agregar valor à produção. Pelo que vimos, é um curral bem funcional”, avaliou.

O professor Ernany Costa elogiou a participação engajada dos alunos e citou a relevância da interação dos discentes com profissionais experientes do mercado. “Isso ajuda a consolidar as informações da disciplina de construções rurais e mostra a importância das estruturas como os currais de baixo estresse. Procuramos eficiência, baixo estresse e rentabilidade, e eles conseguiram enxergar isso de forma mais ampla, ouvindo relatos de profissionais que já estão engajados há muito tempo no mercado. Isso é muito positivo”, ponderou.

Ele destacou também a presença de ex-alunos do Curso Técnico em Agropecuária, como o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana, Maurício Zanon, e a extensionista da Emater, Luiza Junger. “Ver ex-alunos bem colocados no mercado de trabalho, conseguindo desenvolver suas vidas pessoal e profissional sinaliza que estamos no caminho certo”. Além de elogiar o evento e o IFF, o secretário Maurício Zanon reforçou a importância do Campus Bom Jesus para o município e citou ações realizadas em parceria com a instituição.

O evento contou com o apoio das empresas Currais Itabira, Belgo Arames e Servi Aparelhos Veterinários, além da presença de representantes da Emater Rio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana e da empresa Coimma. Ao final do encontro foram sorteados brindes entre os participantes.