CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Estudantes foram recebidos com programação especial no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/04/2022 19h58, última modificação 22/04/2022 21h37
Apresentações culturais, palestras, visita guiada e conversa com coordenadores integraram a programação da semana de acolhimento no IFF Bom Jesus.
Volta às Aulas 2022

Estudantes foram recepcionados na quadra poliesportiva do IFF Bom Jesus

A primeira semana de volta às aulas no Campus Bom Jesus foi curta, mas cheia de atividades! O entusiasmo pelo tão esperado retorno à presencialidade era nítido nos olhos alegres de alunos e servidores, nas conversas em todos os cantos, nos abraços apertados – adiados por tanto tempo – e até na correria dos cães que já são conhecidos da comunidade acadêmica. O comentário era o mesmo em quase todo lugar: “a escola voltou a ter vida!”, afirmavam servidores e colaboradores que, durante a pandemia, acompanharam de perto o vazio deixado pelos estudantes.

Para eles, uma programação digna de retorno foi preparada. Ao som da Banda Marcial Municipal de Italva, os estudantes foram recepcionados na manhã de segunda-feira, dia 18, na quadra poliesportiva do IFF Bom Jesus. Além das apresentações musicais, eles conheceram a equipe gestora e os coordenadores dos cursos oferecidos no campus, que se apresentaram e desejaram as boas-vindas. “Que vocês se sintam muito bem acolhidos. Estávamos muito ansiosos para encontrar vocês, que são a razão da nossa instituição”, afirmou o diretor-geral do campus, Leandro Pereira.

Após um lanche especial, o resto da manhã foi livre para colocar o papo em dia e matar a saudade dos espaços da escola, enquanto os residentes dos alojamentos, acompanhados dos pais ou responsáveis, ocupavam suas novas moradias.

O segundo dia de acolhimento também começou na quadra poliesportiva. Foi a oportunidade de conhecer o Grêmio Estudantil, apresentado pelo presidente, Cristóvão Guerson; e aprender sobre Políticas Estudantis com o Diretor de Políticas Estudantis do IFFluminense, Maurício Vicente. Mas a principal atração da manhã foi o Coro do IFF Macaé, que, além de cantar várias canções, envolveu os alunos do Campus Bom Jesus no espetáculo. Interagindo com a plateia, puxando “a morena” para uma dança ou convidando os presentes a acompanharem com palmas e batidas de pé, o Coral do Campus Macaé se misturou ao Campus Bom Jesus e encantou a todos!

Enfim chegou o dia de conhecer a imensidão que é o IFF Bom Jesus. Caminhando, as turmas dos primeiros anos visitaram os setores administrativos, laboratórios, salas de aula, espaços de práticas esportivas, refeitório, espaço do aluno e demais estruturas. “Gostei muito de tudo! Ainda mais dos setores da agropecuária, onde ficam os animais. Gostei muito desses três dias conhecendo o campus e espero adquirir muito conhecimento na área da agropecuária”, conta a estudante do primeiro ano Maria Rita Braga.

Uma das atrações mais elogiadas pelos discentes foi a cantora Ludmyla Rocha, que animou a recepção dos estudantes dos cursos noturnos na segunda-feira, dia 18, e voltou para cantar com os discentes da manhã na terça-feira, dia 19. “Amei, principalmente a música ao vivo no almoço”, escreveu a estudante Larissa Aparecida, do Curso Técnico em Alimentos, no Instagram. Confira parte da apresentação do dia 18:

Encontro Pedagógico – Como já é costume na volta às aulas, os professores participaram do Encontro Pedagógico, que ofereceu palestras sobre comunicação, gênero, Desenvolvimento Institucional, entre outros. Recém-chegado à instituição, o professor Jiego Ribeiro, que ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, elogiou a estrutura do Campus Bom Jesus e a receptividade dos servidores. Ele falou também sobre as expectativas para o retorno à presencialidade. “O grande desafio para o ano letivo de 2022 será, certamente, a readaptação ao modelo de ensino presencial, sobretudo, recuperar defasagens daqueles alunos que não conseguiram aproveitar bem os conteúdos no período de ensino remoto", avaliou.

As aulas para todos os cursos começam na próxima segunda-feira, dia 25. Os horários já estão disponíveis AQUI.