CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Estudantes participam de palestra sobre Planejamento Genético na Bovinocultura de Leite

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 16/06/2023 14h47, última modificação 16/06/2023 14h54
Capacitação foi destinada a alunos do Curso Técnico em Agropecuária e integrantes do projeto de extensão Pró-Leite.
Palestra " Planejamento Genético na Bovinocultura de Leite"

Evento contou com a presença de representantes de profissionais da Alta Genetics e Associação Brasileira de Criadores de Girolando.

O conteúdo de genética nas aulas de biologia é um dos que costumam gerar tanto curiosidade quanto dúvidas entre os discentes. Nas disciplinas e projetos do Curso Técnico em Agropecuária o assunto também está presente e, na última quinta-feira, dia 15 de junho, os futuros técnicos tiveram a oportunidade de aprender com mais profundidade a respeito do tema, na palestra “Planejamento Genético na Bovinocultura de Leite”.

Ministrada pelo médico veterinário Glauco Barreiro Freire, da empresa Alta Genetics, a palestra teve por objetivo capacitar estudantes e os integrantes do projeto de extensão Pró-Leite, desenvolvido no Laboratório de Bovinocultura do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana, que atende a produtores de leite da região norte e noroeste fluminense. A atividade também compõe o conteúdo programático da disciplina de Bovinocultura do curso.

Amanda Pregioni, aluna do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, é bolsista do projeto Pró-Leite e lida diariamente com o assunto em suas atividades no laboratório. Segundo ela, o evento foi muito proveitoso, porque apesar de ouvir frequentemente sobre a genética dos animais do Instituto, ela afirma que não costuma pensar no processo de melhoramento realizado para chegar ao grau de sangue do rebanho. “A palestra mostrou que não é um 'bicho de sete cabeças’. É preciso estudo, mas explicaram de forma interessante e simples, com exemplos práticos. Também conseguimos fazer os testes que seriam realizados nas propriedades, usamos o sistema da empresa e é muito interessante termos essa vivência, pois quando sairmos daqui teremos noção de como lidar com o assunto nas propriedades em que formos trabalhar”, avalia. Ela conta, ainda, que os colegas que não têm tanto contato com a temática também elogiaram a explicação e saíram do evento mais informados.

O Laboratório de Bovinocultura do IFF Bom Jesus está em processo de registro junto à Associação Brasileira de Criadores de Girolando. De acordo com o coordenador do laboratório, professor Alisson Jordão, a parceria abrirá uma série de oportunidades e melhorias nas ações realizadas no local, “somando-se às ações que já vêm sendo realizadas, para termos uma unidade de produção de leite que seja referência tecnológica na região”. Entre as ações está o registro genealógico do rebanho do campus.

Participaram do evento a empresa Alta Genetics, com a presença dos médicos veterinários Glauco Barreiro Freire e Marcos Tadeu Reis Lamas, e a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, representada pelo zootecnista Érico Maisano. Na próxima semana o IFF Bom Jesus receberá um técnico da Associação, que oferecerá treinamento à equipe do projeto de extensão Pró-Leite.