CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Ciência & Tecnologia

Experimentos, projetos e robótica atraem a atenção do público no Ciência na Praça

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/08/2024 08h57, última modificação 13/08/2024 09h06
Cursos e projetos dos campi Bom Jesus e Campos Guarus foram apresentados no evento.
Ciência na Praça Portal

Feira atraiu participantes de todas as faixas etárias para conhecer experimentos e projetos. (Foto: Gabriel Azevedo)

Robôs resolvendo cubo mágico, tocando bateria ou se enfrentando na arena; mãos pegando fogo; degustação de iogurte, queijo, doce de leite, geleias, defumados e frutas em calda; experimentos químicos diversos, um pequeno sistema de hidroponia e, para os mais atléticos, até disputa de embaixadinhas. Não faltaram atrações do Instituto Federal Fluminense (IFF) para quem passou pelo Ciência na Praça na manhã do último sábado, dia 10, na Praça Governador Portela.

O evento é uma exposição interativa de ciência e tecnologia que acontece durante a programação da tradicional Festa de Agosto, que celebra o aniversário de Bom Jesus do Itabapoana. É realizado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e pelo IFF Bom Jesus. Neste ano, contou também com a presença do projeto Circuito Verde, do Campus Campos Guarus. “O evento tem o objetivo de fortalecer o papel da ciência junto aos estudantes e população. O evento foi um sucesso, a interação com a comunidade foi excelente, muito aprendizado e diversão”, avaliou o diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Costa.

Ana Laura Amancio da SilvaA estudante Ana Laura Amancio da Silva está cursando o oitavo ano do Ensino Fundamental no colégio Coronel Luiz Vieira e já se imagina em um dos cursos do IFF Bom Jesus. Depois de “pegar fogo com as mãos”, em um dos experimentos do Técnico em Química, ela conta que está animada para ser uma das alunas do curso. “Gostei muito da experiência e agora quero fazer Química no IFF. Acho que a instituição está com um ótimo currículo e aconselho todos a conhecerem os projetos”, disse.

Arthur Benevenuti MarquezO futuro técnico em Enfermagem Arthur Benevenuti Marquez, aluno do Instituto Politécnico de Ensino (IPE), participou pela primeira vez de uma competição de robótica, realizada no Ciência na Praça pelo projeto Mentobótica, do IFF Bom Jesus. A experiência inédita surpreendeu. “Achei um pouco difícil controlar o robô no início, mas logo consegui e foi muito legal. Acredito que eventos como este são importantes para apresentar coisas novas e interessantes para as pessoas aprenderem mais. Como a robótica, que eu ainda não conhecia e achei muito interessante”.

No outro lado das apresentações estavam os estudantes e servidores do Campus Bom Jesus, que passaram a manhã partilhando informações sobre os cursos e projetos desenvolvidos na instituição. Gustavo Gabriel Santos Silva, graduando de Engenharia de Computação, é um dos voluntários do projeto Mentobótica e compartilhou seus conhecimentos em robótica com os participantes da feira. Mas não se limitou a ensinar e também aproveitou a oportunidade para conhecer os projetos de outros cursos e ter novas experiências. “Foi a primeira vez que usei um microscópio, que coloquei fogo na minha mão e que vi como acontece a produção de iogurte e queijo no IFF. Foi uma experiência incrível”, contou.

Quem também teve oportunidade de visitar a exposição pela primeira vez foi a aluna Maria Emanuelle Wasen, do Curso Técnico Integrado em Química. “Por estar no primeiro ano, não sabia o que esperar. Tinha coisas bem diferentes, como o experimento do fogo que não queima e os robôs. O tempo da minha apresentação passou super rápido e o experimento que fizemos foi legal também”, considerou.

Veja mais fotos do evento no Instagram do IFF Bom Jesus.