CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Exposição Memórias do nosso Futebol

por admin publicado 13/05/2014 15h32, última modificação 15/12/2017 10h33
A exposição, promovida pelo Espaço Cultural Luciano Bastos em parceria com o Centro de Memória do campus Bom Jesus, será aberta na quinta-feira, dia 15, às 20h.

No ano em que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo, dois clubes de futebol dos municípios vizinhos de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e Bom Jesus do Norte-ES estão comemorando 100 anos: o Olympico F.C., fundado em 23 de março de 1914, e o Ordem e Progresso F.C, fundado em 06 de maio do mesmo ano. 

Com o objetivo de relembrar a história centenária destes clubes, o Espaço Cultural Luciano Bastos e o Centro de Memória do campus Bom Jesus realizam a exposição “Memórias do nosso Futebol”, que será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, às 20h. 

Coleções de faixas, medalhas e troféus conquistados pelos clubes, apresentação de banners, fotografias, documentos, uniformes, bandeiras, ingressos de jogos, entre outros objetos que contam a história do Olympico e do Ordem e Progresso, farão parte da exposição, que ficará aberta para visitação até o dia 27 de junho, de terça a sexta, das 9 às 11h30min e das 13 às 16h30min, no Espaço Cultural Luciano Bastos, no Centro de Bom Jesus do Itabapoana.   

A coordenadora do Centro de Memória do campus Bom Jesus, Fernanda Rabelo, diz que a história dos clubes se confunde com a história dos municípios. “O futebol é um elemento de identificação cultural importantíssimo na nossa sociedade, tanto que há no Brasil centenas de clubes tão antigos quanto o Progresso e o Olympico. É fundamental procurar conhecer a nossa memória do futebol para conhecermos um pouco mais de nós mesmos”, disse Fernanda. 

Idealizada pela coordenadora do Espaço Cultural, Cláudia Bastos, a exposição “Memórias do nosso Futebol: 100 anos do Olympico F.C. e do Progresso F.C.” integra a 12ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), com o tema “Museus: as coleções criam conexões”.

 

(Publicada em 13/05/14)