Notícias
Cultura
“Feria de la Diversidad Cultural” aborda cultura hispânica no IFF Bom Jesus
Caracterizados, estudantes compartilharam informações sobre a cultura de nove países de língua espanhola.
A comunidade acadêmica do Campus Bom Jesus do Itabapoana teve a oportunidade de viajar por diversos países de cultura hispânica sem sair da instituição. Um circuito de visitação organizado pelos estudantes dos cursos técnicos em Química, Meio Ambiente, Informática e Alimentos promoveu a divulgação do patrimônio cultural material e imaterial de países como México, Uruguai, República Dominicana e Peru. Tradições culinárias, músicas, dança, festas tradicionais e literatura foram alguns dos aspectos apresentados nas salas temáticas pelos discentes.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Artes, Cultura e Educação (Nasce) e, segundo a coordenadora, professora Anna Carolina Boldrini, teve o objetivo de apresentar e valorizar a língua, cultura, história e literatura dos países hispano-falantes, a partir da realização de diversas atividades sobre 9 dos 21 países, além de promover a valorização e o respeito às diferentes culturas, criando um espaço de troca e aprendizado.
Para o estudante do terceiro ano Kayo Santana Dantas, que representou o México, a Feria de la Diversidade Cultural foi um dia de muito aprendizado e diversão. “Conhecemos diversas culturas de outros países, com suas comidas típicas, música, estilos diversos, festas e muito mais. Esse projeto mostrou também como é e pode ser legal conhecer a cultura e diversidade de outros países, assim como seus costumes nativos”, afirmou. Ele e os colegas destacaram o Día de los Muertos, uma celebração de origem indígena em honra aos falecidos.
O diretor-geral, Leandro Pereira Costa, e professores prestigiaram o evento. |
Matheus Miguel Carniello Oliveira, do segundo ano, destacou o processo de preparação e aprendizado para o evento. “A feira foi uma experiência muito interessante, pois a partir do processo da pesquisa e organização do projeto conseguimos descobrir e aprender mais sobre os países falantes de língua espanhola”, considerou.
A professora Anna Boldrini enalteceu o empenho dos discentes e demonstrou sua alegria pelo resultado. “Foi satisfatório acompanhar os estudantes no desenvolvimento das atividades, orientar nas descobertas sobre diversas culturas e contribuir com a ampliação do repertório cultural dos alunos. Meu sentimento também é de gratidão pelo incentivo dos diretores, apoio dos colegas docentes que colaboraram com a visitação, e trabalho incrível dos servidores terceirizados”, agradeceu.
A 1ª Feria de la Diversidad Cultural aconteceu em outubro, mês em que se celebra o Día del respeto a la Diversidad Cultural. “A data ganhou uma ressignificação a partir de 2010, já que antes era celebrada na perspectiva dos colonizadores sendo conhecida como ‘Día de la Hispanidad’, porém, com essa mudança de paradigma, abre-se o caminho para o reconhecimento das múltiplas culturas e difusão da memória dos povos originários que já habitavam o continente antes da colonização”, explica Anna Carolina.
Veja mais fotos do evento no Instagram do IFF Bom Jesus.