CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Visita técnica

Formandos de Agropecuária participam da 6ª FAVESU

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 14/06/2022 09h49, última modificação 14/06/2022 13h50
Grupo também visitou propriedades e empresas em Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Marechal Floriano, no Espírito Santo.
6ª FAVESU

Os 33 alunos foram acompanhados por professores do Curso Técnico em Agropecuária do IFF Bom Jesus.

Os formandos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana deixaram a sala de aula por alguns dias para aprender em solo capixaba. Acompanhados de professores, eles participaram da sexta edição da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), realizada em Venda Nova do Imigrante (ES) nos dias 08 e 09 de junho. Além da programação do evento, eles tiveram a oportunidade de conhecer empresas e propriedades da região, incluindo os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano.

A primeira parada foi na Favesu, onde participaram de palestras, visitaram estandes, conheceram empresas e profissionais dos diversos setores da Agropecuária, incluindo ex-alunos do IFF Bom Jesus, como relata a professora Kelly Lamônica, coordenadora do curso. “Encontramos muitos ex-alunos que hoje estão empregados, fazendo graduação e pós-graduação. Eles tiveram um bom entrosamento com os nossos estudantes, oportunizando uma troca muito boa. Foi enriquecedor e os alunos puderam ver as possibilidades que os aguardam no futuro”, conta.

Bem próximo ao local da feira estava o Instituto Federal do Espírito Santo Campus Venda Nova do Imigrante. Aproveitando a oportunidade, o grupo visitou a instituição e, acompanhados de alunos da casa, conheceram a estrutura do campus enquanto faziam novas amizades.

O segundo dia começou com visita à fazenda experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), onde aprenderam sobre agroecologia. “A fazenda é imensa, então focamos mais nessa área agroecológica, que é uma vertente que estamos trabalhando no Campus Bom Jesus. É importante que tenham a oportunidade de conhecer uma área como aquela, que já é manejada com princípios agroecológicos há mais de 30 anos”, explica Kelly. À tarde, outros dois destinos estavam no itinerário: a empresa Top Mudas, que possui grande estrutura de produção de mudas de hortaliças; e a propriedade Gagno, onde a simpática dona Lena produz e processa morangos famosos na região.

O estudante Henrique Fonseca destacou o trabalho desenvolvido por lá. “É bem interessante ver como a população local aproveita esses recursos para processar e fazer ainda mais negócios. Venda Nova do Imigrante é uma cidade onde o agronegócio é muito forte. É muito importante para alguém do curso de Agropecuária conhecer o local, principalmente os produtos produzidos ali”, conta. Ele lembra também da experiência na empresa Top Mudas. “Foi um choque de realidade para pessoas que, assim como eu, nunca tinham visto aquela demanda de produção em grande escala”.

Para os professores, esse deslumbramento é um dos grandes motivos de satisfação. “O principal é ver os olhinhos deles brilhando. Vemos que a visita técnica tem o papel de mostrar o mundo para eles, que se inspiram nas experiências e realidades que encontram”, avalia a coordenadora Kelly Lamônica.

Franciny Monteiro é uma das alunas que voltaram para o campus pensando sobre esse futuro. Segundo ela, a viagem técnica era um sonho e poder participar da atividade foi motivo de realização. “Essa é a chance de vermos de perto o nosso mercado de trabalho, o que ele exige de nós, onde podemos atuar e expandir nossos horizontes. Estamos no terceiro ano e mais perto do que nunca do mercado de trabalho, sendo esse conhecimento importantíssimo para nossa formação”, avalia.