CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Visita técnica

Formandos de Informática visitam empresa de software e Parque Nacional Serra dos Órgãos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 09/02/2024 09h55, última modificação 09/02/2024 10h45
Estudantes conheceram setores da sede da Alterdata Software, em Teresópolis, acompanhados de professoras do IFF Bom Jesus.
Formandos de Informática visitam Alterdata Software

Encerrar a trajetória da formação técnica visitando uma das maiores empresas de software do país foi uma experiência inspiradora para os concluintes da turma de 2023 do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana. Eles foram recebidos na Alterdata Software, em Teresópolis (RJ), onde conheceram a Universidade Corporativa da empresa, diretoria, auditórios, espaços de convivência e demais setores em que os profissionais atuam. A visita foi encerrada no Museu de Informática da instituição.

Formandos de Informática visitam Alterdata Software

As professoras Ana Mara Figueiredo e Camila Valinho acompanharam o grupo.

“A viagem foi incrível. Tivemos a chance de conhecer a história de criação da empresa por meio de vídeos e entender mais sobre sua evolução até os dias atuais, além de termos acesso a um tour guiado por toda a região interna da empresa. Conhecemos as funções de alguns funcionários e os seus ambientes de trabalho, que contavam com salas de descanso e jogos”, conta a estudante Ellen de Souza Oliveira. Segundo ela, a experiência ajudou também a descobrir novos interesses profissionais ao conhecer tantas áreas de atuação possíveis no ramo da informática.

Para o aluno Gustavo Gabriel Santos Silva a viagem foi também enriquecedora. “Desde o momento em que chegamos fomos apresentados ao mundo de desenvolvimento de software e seus pilares. Conhecer de perto os processos, ferramentas e metodologias utilizadas pela equipe foi fascinante, e interagir com os profissionais experientes da área também nos mostrou a diversidade de setores, e que não somente de informática funciona uma fábrica de software”, explica. Ele destacou, ainda, a visita ao Museu, onde visualizou a grande evolução tecnológica ocorrida ao longo do tempo em dispositivos como computadores, projetores, celulares e videogames.

José Ronaldo da Costa, presidente da Alterdata

Alguns estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o presidente
da Alterdata Software, José Ronaldo da Costa.

A professora Ana Mara de Oliveira Figueiredo ressaltou o quão esperada pelos discentes foi a visita. “Eles ficaram muito entusiasmados e impactados com o tamanho e beleza da empresa, e, ao visitar os oito andares, ficaram ainda mais empolgados, pois viram os colaboradores trabalhando e toda a estrutura”, afirma.

Trocando a tecnologia pela natureza, o grupo passou a tarde no Parque Nacional Serra dos Órgãos. Acompanhados por uma guia, ouviram sobre a origem e formação do parque e fizeram trilha até uma das cachoeiras, onde puderam se refrescar. “Foi uma experiência ótima para despedida dessa turma, que agora vai entrar no mercado de trabalho ou seguir para uma graduação com mais convicção da área”, conclui Ana Mara.