CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Conquista

Formandos dos cursos técnicos colam grau no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/02/2023 16h22, última modificação 10/02/2023 16h45
A cerimônia foi marcada por emoção, saudosismo, superação e orgulho pela conquista dos cerca de 200 novos profissionais graduados nessa quinta-feira, dia 09.
Formandos dos cursos técnicos colam grau no IFF Bom Jesus

Um dos momentos mais aguardados por todos os estudantes ao ingressarem em um novo curso é a formatura. Os trajes característicos, a emoção da entrada sob os olhos atentos da plateia, o relembrar de histórias vividas com os colegas, o lançamento dos capelos representando a coroação de um período de dedicação, escolhas e muito aprendizado. Assim foi a noite de quinta-feira, dia 09 de fevereiro, para os quase 200 formandos dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Em uma cerimônia prestigiada por familiares, amigos e servidores, a comunidade acadêmica celebrou a conclusão de mais uma etapa para os novos técnicos em Agropecuária, Alimentos, Informática, Meio Ambiente e Química.

O evento começou com a formação da mesa de autoridades e da tribuna de honra, composta por gestores, coordenadores e servidores do campus. Em seguida, os protagonistas da festa foram recebidos com aplausos enquanto ocupavam o tapete vermelho, ao lado de seus respectivos paraninfos, paraninfas, patronos e patronesses. O diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, realizou a abertura oficial da cerimônia e um minuto de silêncio foi dedicado ao estudante Pablo Expedito Teixeira Albuquerque, que concluiria o Curso Técnico ao lado da última turma do Concomitante em Informática, mas partiu precocemente em janeiro de 2023.

A programação da noite contou com muitos discursos. Foram nove oradores, um para cada turma, que variaram nos relatos, formatos e tons, mas se encontraram nos elementos que não podiam faltar: as lutas, desafios, lembranças de bons e maus momentos, as características de cada colega e professor, a novidade do retorno pós-pandemia, a necessidade de reinvenção e a promessa de que novos sonhos e novas conquistas virão.

Se a emoção de concluir um curso já é grande, imagine celebrar duas formaturas em uma mesma noite! Dara Ribeiro decidiu, ainda durante a pandemia, que gostaria de administrar melhor o seu tempo, dedicando-o a projetos pessoais. Aluna do Curso Técnico Integrado em Informática, ela se matriculou também no Curso Técnico Concomitante em Meio Ambiente. Sem medo de encarar dezenas de disciplinas em um mesmo ano, ela se dedicou e venceu: foi chamada duas vezes para receber os merecidos diplomas. “A sensação é de gratidão por tudo e orgulho de mim mesma por ter conseguido. Fiz amigos que quero levar para a vida e sou muito grata aos professores, que não me deixaram desistir, e aos meus pais, por todo apoio”, afirma Dara, que deixou Morro do Coco, distrito de Campos dos Goytacazes, para estudar no IFF Bom Jesus. Ela já está aprovada para a faculdade de Direito e se diz ansiosa pela próxima fase.

O desejo de estudar na instituição mobilizou toda a família - literalmente. Os pais, Denis Francisco Rangel e Juliana Azeredo Ribeiro da Silva, e o irmão, Davi Ribeiro da Silva, decidiram se mudar para Bom Jesus do Itabapoana para ajudar Dara na pesada rotina gerada pela dupla jornada nos cursos técnicos. “Foram muitas renúncias, deixei até meu emprego para vir para cá. Fiquei com medo e cheguei a pedi-la para desistir, pela sobrecarga muito grande para ela. Tive receio de que a saúde dela fosse prejudicada. Mas valeu a pena. Fomos muito acolhidos na cidade e Dara foi muito acolhida na escola. Somos muito gratos”, conta Juliana. “Foi uma experiência muito boa, estamos satisfeitos. Valeu a pena”, acrescenta Denis.

O orgulho dos familiares ficou estampado nos muitos rostos sorridentes que acompanhavam os formandos no caminho para a recepção do tão sonhado diploma. Janaína Fortunato Alves Dias acompanhou o filho, Diogo Alves Delatorre Dias, que concluiu o Técnico Integrado em Informática. “Foi um momento muito especial! Sentimento de gratidão! Fim de um ciclo e início de um novo. Celebrar a vitória de um filho, ver seu amadurecimento, é maravilhoso”, alegrou-se.

Os formandos também destinaram um momento de homenagens àqueles que marcaram as turmas durante sua passagem pelo IFF Bom Jesus. Como de costume, os servidores escolhidos receberam placas de reconhecimento, entregues por representantes dos alunos. Encerrando o evento, o diretor-geral Leandro Pereira Costa proferiu seu discurso, citando a gratidão, orgulho e honra pela realização da cerimônia de colação de grau. Concluiu deixando um conselho. “Cada um seguirá o seu caminho. A partir de agora, uns serão inseridos no mercado de trabalho, outros continuarão seus estudos, mas, independente das futuras escolhas de vocês, sejam felizes e fiéis às suas convicções. Levem para o mundo o que aprenderam com suas famílias e aqui na nossa instituição. Sejam atuantes e respeitosos, verdadeiros cidadãos de bem e comprometidos por uma sociedade cada vez melhor”, incentivou.

O culto ecumênico dos formandos 2022, que aconteceria na última quarta-feira, dia 08 de fevereiro, precisou ser adiado devido aos danos causados a alguns setores do IFF Bom Jesus durante as fortes chuvas e ventos que atingiram o campus na terça-feira, dia 07. A nova data ainda será divulgada.