CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Planejamento

Gestores do IFFluminense e prefeitos eleitos discutem parcerias para desenvolvimento local

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/12/2016 11h00, última modificação 22/12/2016 11h34
Planejamento envolve, em princípio, projetos de assistência estudantil, capacitação de servidores e produção agroindustrial.
Reunião de gestores do IFFluminense e prefeitos eleitos

"A partir do Campus Bom Jesus, vamos atender esses municípios com a riqueza que temos em todo nosso Instituto", afirma o reitor Jefferson Manhães.

Fazer a diferença na região em que está inserido é uma das principais razões de existir do Instituto Federal Fluminense. Com o objetivo de firmar parcerias e ampliar a atuação do IFF na comunidade, o reitor Jefferson Manhães, gestores e coordenadores do Campus Bom Jesus do Itabapoana se reuniram com os futuros prefeitos de cinco municípios para identificar demandas e discutir projetos a serem desenvolvidos em parceria nos próximos anos. Segundo o diretor-geral Carlos Freitas, a proposta é tentar otimizar a atuação do Instituto na área cultural, da pesquisa, extensão, atendimento ao aluno, entre outras, e mostrar a importância do trabalho conjunto em prol da região.

A ideia de construir redes de apoio mútuo é um caminho para superar dificuldades futuras. “Essa talvez seja uma das receitas para passarmos esse tempo difícil que se apresenta. É compartilhando as riquezas do Instituto e as riquezas dos municípios que conseguiremos fazer uma região próspera. Tenho certeza que uma iniciativa como essa está na direção de um futuro mais bem sucedido para todos nós”, avaliou o reitor, que parabenizou a equipe gestora do Campus Bom Jesus por promover o encontro.

Algumas ideias já serão colocadas em prática em 2017, como a capacitação de professores da rede municipal de ensino de Italva – RJ, que terão a oportunidade de cursar a pós-graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, por meio da Fundação Pró-IFF. As demais prefeituras participantes do encontro também demonstraram interesse em investir na formação de docentes e técnico-administrativos que atuem na rede pública municipal. Essas demandas serão atendidas utilizando o Centro de Referência em Tecnologia e Educação e a Escola de Formação do IFF.

Outra área a ser contemplada será a agroindustrial, base da economia local, com atendimento e capacitação de produtores rurais. Uma das propostas é prepará-los para participar do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que possui recursos destinados exclusivamente à agricultura familiar, captando recursos para produtores e, consequentemente, município. “Não faz sentido o investimento do governo no IFF se não houver desenvolvimento local e atendimento à comunidade”, justificou o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira. “O IFF só tem sentido se ele puder ajudar não só aqueles alunos que aqui estão, mas todas as pessoas que estão no entorno dessa escola, nos municípios dessa escola”, conclui Jefferson.

Participantes - Estiveram presentes no evento representantes de Apiacá, Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte, Italva e São José do Calçado, além de gestores e coordenadores dos campi Bom Jesus e Cambuci do IFFluminense.

Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana