CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Comemoração

Grêmio Estudantil promove Dia do Estudante no Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 17/08/2022 11h42, última modificação 17/08/2022 13h07
Houve programação durante os três turnos, para todos os cursos, e estudantes arrecadaram cerca de 300 quilos de alimentos para doação.
Dia do Estudante: retorno e adaptações

Equipe vermelha foi a campeã da gincana.

“Retorno e Adaptações” foi o tema escolhido para a segunda edição do Dia do Estudante no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Depois de quase dois anos de distanciamento, cerca de 400 estudantes se uniram para comemorar do jeito que mais gostam: com competições, esportes, música, palestra e muita diversão. O evento aconteceu na sexta-feira, dia 12 de agosto, e contou com uma programação diversificada durante todo o dia e até à noite.

Realizamos o evento com intuito de reafirmarmos nossos conceitos de volta às aulas e refletir: será que está tudo bem? Estamos falando o suficiente sobre temas importantes? O nosso objetivo foi proporcionar um dia de consciência e diversão”, explica o presidente do Grêmio Estudantil, Cristóvão Guerson. Nesse sentido, atividades variadas foram realizadas, como a roda de conversa mediada pelo projeto Cineclube Debates. Discutindo o tema “Diálogos estudantis: um olhar sobre a saúde mental e outras questões dentro da escola”, o psicólogo Bruno Cipriano e o diretor de Políticas Estudantis do IFF, Maurício Vicente, conversaram com Cristóvão e o professor Rafael Tardin durante um período da manhã.

O início do dia também contou com grande mobilização para a gincana, com brincadeiras que arrancaram gargalhadas do público – cabo de guerra, corrida com ovo na colher, corrida de saco e até um “acerte o alvo” diferente, a favorita do aluno João Victor Ferreira, do Curso Técnico em Agropecuária. Eles deveriam derrubar uma garrafa, posicionada em cima de um cone, utilizando uma bola; sem deixar o cone cair. Não faltou torcida, nem música. Ela estava presente nos gritos de guerra, nas comemorações e, como não poderia deixar de ser, nos intervalos. O horário de almoço ganhou um show à parte e os discentes puderam cantar e dançar enquanto descansavam para a tarde, que também começou com... música.

Curso Técnico em AlimentosÀs 13h os participantes se reuniram no auditório para o concurso “Talento no Teclado”, que premiou a estudante Mikele Santos (foto) com um instrumento novo para suas práticas. Os interessados puderam se inscrever previamente para participar e a melhor apresentação, escolhida pelos presentes, levou o grande prêmio: um teclado doado pelo professor Laert Werneck. Mikele tocou a música "Oceanos", da cantora Ana Nóbrega, e atendeu aos pedidos da plateia ao tocar “De quem é a culpa”, de Marília Mendonça. Apaixonada pela música desde a infância, ela começou a se interessar pelo teclado aos 10 anos, quando participou de um projeto para desenvolver a habilidade. “Desde então nunca mais parei de me aprofundar nisso. Descobri que foi feito pra mim e eu amo tocar”, conta, demonstrando a alegria de poder substituir o instrumento que utiliza atualmente – marcado por alguns reparos feitos com supercola – por um novo.

A aluna Maria Gabriela Dutra, do Curso Técnico em Alimentos, também se divertiu e elogiou o evento. “Foi muito bom! A programação estava bem organizada e por mais que tenha faltado algumas provas, por causa de tempo, foi bom demais! Não houve aquela separação entre cursos e ficou bem descontraído”, avalia. A interação entre discentes foi ainda maior devido ao modo de distribuição dos grupos. A diretora de Assistência Estudantil, Kátia Kawase, explica que as equipes foram mistas, formadas com integrantes de todos os cursos e anos.

As turmas dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Concomitante em Meio Ambiente, que são noturnos, também tiveram gincana e apresentações musicais. Os moradores do Alojamento Masculino se uniram a ex-alunos do campus para uma divertida roda de viola, que animou a noite de sexta-feira, e a diversão com as brincadeiras superou as expectativas. “Foi melhor do que esperávamos. Foi um bom momento para descontrair, já que estávamos tensos pela semana de provas”, elogia o aluno Arthur Miquelito, da Engenharia. Para ele, a melhor parte foi a organização em equipes e o caráter competitivo das atividades.

Roda de Viola - Dia do Estudante 2022
Roda de Viola com José Adilson Gonçalves, Jamil de Oliveira Curi e
os ex-alunos da moradia estudantil Davi Vargas e Antônio Henrique Nunes.

O evento também teve solidariedade. Cerca de 300 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados para doação. O engajamento e as avaliações positivas dos alunos foram o prêmio dos organizadores, que expressaram sua satisfação. “Fiquei muito feliz com o retorno dos alunos. Eles ficaram muito empolgados, pudemos ver o espírito de competitividade e cooperação, de equipe. Isso é muito importante”, afirma a diretora Kátia Kawase. Na classificação geral, o grupo vermelho foi o campeão do dia e os integrantes comemoraram com chocolates.

Confira outras fotos e vídeos do Dia do Estudante no perfil do IFF Bom Jesus no Instagram.