CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

I Leilão de Gado de Leite do IFF Bom Jesus realiza alienação de 33 animais

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/09/2021 13h42, última modificação 27/09/2021 13h57
Todos os lotes leiloados foram arrematados e estarão disponíveis para retirada até sexta-feira, dia 1º de outubro.
I Leilão de Gado de Leite do IFF Bom Jesus realiza alienação de 33 animais

Produtores da região sul capixaba e noroeste fluminense prestigiaram o evento.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana realizou, na tarde da última quinta-feira, dia 23 de setembro, o I Leilão de Gado de Leite da instituição. Com o objetivo de adequar o plantel de bovinos do campus aos recursos disponíveis para sua manutenção, o evento proporcionou a alienação de 33 animais, leiloados em 19 lotes, que foram adquiridos por 11 arrematantes.

O produtor rural Almir de Almeida, de São José do Calçado, elogiou o evento e disse estar satisfeito com sua participação. “É muito boa a iniciativa do IFF de disponibilizar um gado que tenha uma genética já adaptada a nossa região. Os produtores têm a chance de adquirir animais com procedência e sanidade em dia e levar para suas propriedades realmente uma genética que dê prosseguimento a seu rebanho, na melhoria de seu gado”, analisou. Há 40 anos atuando no setor de gado leiteiro, ele levará para seu rebanho dois animais do sexo feminino, de raça mestiça, grau de sangue 15/16 hpb/z, estando uma delas prenhe após inseminação.

Marco Antônio Mangarative, produtor rural de Santa Maria de Campos (RJ), foi o segundo maior comprador do evento, adquirindo seis animais. Ele também atua no setor de gado de corte e leite há quatro décadas e afirma que os anos de experiência são imprescindíveis para a escolha de bons animais. “Comprei, marquei presença, fiquei muito satisfeito com minhas aquisições e tenho boas expectativas para os animais, que são ótimos”, disse.

A comissão organizadora do leilão avaliou positivamente o evento, tendo sido cumprido o objetivo. “A alienação destes animais era imprescindível para que o nosso campus pudesse manter o plantel de bovinos dentro dos parâmetros que nossa legislação exige, cenário este que se tornou crítico em virtude de um menor orçamento disponível para a produção de volumosos”, explica o presidente da comissão, Jefferson da Silva Mineiro, que agradeceu aos servidores envolvidos na organização da sessão pública e à comunidade, pelo comparecimento e participação. “Sem este suporte o leilão não seria o sucesso que foi”, acrescentou.

Programação – O evento teve início às 15h e aconteceu no laboratório de bovinocultura do campus. Foi uma oportunidade de apresentar a instituição aos presentes, incluindo os cursos, eventos e projetos. O diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, deu as boas-vindas a todos e agradeceu pela participação da comunidade. Na sequência, o coordenador do laboratório de bovinocultura, Alisson Jordão, incentivou os produtores a frequentarem o IFF e afirmou que outras ações serão realizadas para oferecer capacitação e assistência a eles.

Todas as normas sanitárias foram seguidas durante o evento, respeitando as orientações para o momento de pandemia da Covid-19. O leiloeiro Ronei Louvain conduziu o leilão, que foi do tipo maior lance por item. Partindo do preço estabelecido para cada lote, o aumento dos lances seguiu o valor mínimo de 50 reais ou múltiplos deste valor.

Retirada dos animais – Os arrematantes deverão agendar um dia e horário para a retirada dos animais, que deve acontecer até sexta-feira, dia 1º de outubro. O agendamento pode ser feito por telefone, pelo número 22 3833-9850, ou por e-mail, pelo endereço cefo.bomjesus@iff.edu.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O responsável deverá apresentar a GRU com o respectivo comprovante de pagamento, após três dias úteis da quitação, e a Guia de Transporte Animal (GTA). Os comprovantes podem também ser enviados por e-mail, para o endereço citado anteriormente.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível AQUI.

Autoridades – O evento contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana, Maurício Zanon; do Presidente da Cooperativa Agrária do Vale do Itabapoana (Cavil), Adeildo Resende; e da diretora Administrativa da APAE de Bom Jesus, Gisele Costa de Araujo.