CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

I Olimpíadas Intercursos promovem integração entre estudantes no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 08/11/2022 10h37, última modificação 08/11/2022 11h55
Proposta do evento foi promover a prática esportiva como meio de aproximar discentes de diferentes turmas e cursos e desenvolver valores.
Curso Técnico Integrado em Agropecuária - Turma A

A turma A do Curso Técnico Integrado em Agropecuária ficou com o topo do pódio na competição.

Seja em quadra, campo ou na arquibancada, o esporte tem grande potencial de mobilização e aproximação de pessoas apaixonadas pela mesma modalidade, engajadas na torcida ou apreciadoras de uma boa competição. Assim aconteceu durante os jogos das I Olimpíadas Intercursos do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Com proposta inédita na instituição, as disputas foram protagonizadas por equipes compostas por estudantes de todos os anos dos cursos técnicos, com o objetivo de promover integração, espírito de equipe e parceria.

A participação superou as expectativas. O primeiro dia de jogos contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre atletas e espectadores. O sucesso do evento inspirou os organizadores, que já têm planos para o próximo ano. Teremos um leque de atividades bem maior do que o desse ano. A preparação das equipes começará em março e as inscrições serão finalizadas em julho, para que os alunos já se preparem”, explica o professor Cidllan Faial. Segundo ele, pensar em estratégias para obter o melhor resultado para o curso nas Olimpíadas é um dos objetivos da proposta, que será potencializado caso os estudantes tenham mais tempo para se prepararem.

Um dos desafios para as equipes será a mobilização dos discentes de todos os anos para a composição dos times. O aluno Gabriel Amado, do terceiro ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, conta que neste ano esse foi um empecilho para o melhor desempenho do curso, que ficou em segundo lugar na classificação geral. “No basquete, por exemplo, minha equipe ganhou a partida, mas fomos eliminados por não ter nenhum aluno do primeiro ano integrando a equipe”, lembra.

Apesar de o espírito competitivo estar intrinsecamente ligado aos eventos esportivos, o professor Jocelyn Gomes Moisés afirma que o propósito dos jogos no IFF Bom Jesus é outro. “O verdadeiro sentido do esporte na escola é o de caráter educativo. O caráter competitivo é secundarizado nesse momento, porque trabalhamos os valores éticos, morais, o trabalho em equipe, a tomada de decisão; coisas que os alunos levam para a vida e é isso que a gente tenta trazer para o ambiente competitivo”, explica. Além disso, fomentar a prática esportiva como meio de cuidado com a saúde também é um dos princípios que norteiam as ações da coordenação de Educação Física.

Para a estudante Gabriela Marques Lamão, do segundo ano do Curso Técnico em Agropecuária, a alegria da participação não esteve relacionada apenas ao resultado, que premiou seu curso com o primeiro lugar, mas também à interação e incentivo dos colegas. “Tivemos uma torcida muito bem feita, muito barulho, muita alegria mesmo. Nosso coordenador participou conosco e vibrou muito. Amei o resultado, tanto da classificação, como também da participação de quem se envolveu. Foi uma forma de conhecer melhor o pessoal dos outros anos”, considera. Ela participou do vôlei feminino e ficou com o segundo lugar na modalidade. Confira os resultados:

Resultado I Olimpíadas Intercursos

Integraram a programação das I Olimpíadas Intercursos as modalidades basquete, vôlei, futsal e handebol. Os jogos aconteceram durante a X Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus, que integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.