CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus

I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba acontece nesta quinta-feira, dia 7

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 06/03/2024 08h00, última modificação 06/03/2024 09h34
Interessados podem se inscrever gratuitamente no evento, que oferecerá palestras, mesas redondas e minicursos sobre a cultura do café.
I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana sediará, nesta quinta-feira, dia 07 de março, o I Simpósio de Cafeicultura do Noroeste Fluminense e ABC Capixaba. Promovido pelo Laboratório de Qualidade de Café e pela AlQualis Jr., Empresa Júnior do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA), o evento proporcionará uma programação variada aos interessados em aprimorar os conhecimentos sobre o café e os processos envolvidos do cultivo ao beneficiamento do grão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. É preciso também se inscrever individualmente nos minicursos e mesas redondas. Há atividades com vagas já esgotadas e outras com poucas vagas disponíveis.

Será um dia inteiro de evento, com início às 8h, no Auditório Professora Amanda Celeste Pimentel, no Campus Bom Jesus. A programação começa com três palestras: “História dos Cafés no Noroeste Fluminense”, “Café Iranita: a história de uma mulher na administração de uma empresa de café” e “Vivência e experiências na agricultura ecológica e cafeicultura orgânica”, seguidas por uma mesa redonda com as palestrantes, Delma Pessanha Neves, Ana Regina Rocha Ribeiro Majzoub e Solange Borges Peron.

Após o intervalo, será o momento de discutir inovação na cafeicultura. Haverá também três palestras que precederão a segunda mesa redonda do dia. “Tecnologia pós-colheita”, “Biomoléculas microbianas e a interferência na qualidade da bebida” e “Sistemas agroflorestais - alternativa contra mudanças climáticas e qualidade de bebida” serão as exposições ministradas por Patrícia da Matta, Walaci da Silva Santos e Daniel Coelho Ferreira, respectivamente.

A tarde será dedicada a minicursos, que abordarão seis diferentes temáticas. Os participantes poderão se inscrever para aprender sobre Barismo, Análise sensorial de café, Fermentação de café, Variedades de café, Produção orgânica na cafeicultura, e Uso do café na panificação.

O Simpósio tem por objetivo promover um desdobramento dos trabalhos desenvolvidos pelo IFFluminense junto a cafeicultores locais e será realizado com recursos obtidos por meio do edital de Apoio à Promoção de Indicações Geográficas no estado do Rio de Janeiro, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) segundo semestre de 2022.

O evento conta também com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ).

Mais informações estão disponíveis no site do Simpósio