CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Planejamento Urbano

IFF apresenta projeto de arborização urbana à prefeitura de Bom Jesus

por Erika Fonseca de Azevedo Vieira publicado 11/01/2019 16h00, última modificação 11/01/2019 17h20
Elaboração do plano de implantação do projeto será discutida em reunião agendada para o dia 16 de janeiro.
Projeto foi apresentado a gestores da Prefeitura de Bom Jesus

884 árvores foram catalogadas pelo projeto.

O diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus do Itabapoana, Daniel Coelho, e o bolsista Miguel Arcanjo Esposti participaram, na última terça-feira, dia 08 de janeiro, de uma reunião na prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana para apresentação de resultados do projeto "Arborização Urbana: Relevância e Benefícios no Planejamento de Cidades".

Gestores da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos; de Cultura, Turismo e Urbanismo; de Finanças e do Departamento Jurídico, além de servidores da prefeitura que estão participando do curso “Lidera Rio” compareceram à reunião. A equipe terá a missão de elaborar um projeto de desenvolvimento para o município e um dos eixos de atuação será o Planejamento Urbano, com a proposta de arborização da cidade.

Uma das atividades previstas pelo projeto e realizada pelos bolsistas Miguel e Gabrielle Benevides, estudantes do IFF Bom Jesus, foi a caracterização das árvores das ruas de Bom Jesus, sob orientação do professor Daniel. A partir dos dados coletados, foram identificadas as modificações necessárias e apresentadas sugestões durante a reunião realizada na Prefeitura. “Grande parte da vegetação arbórea é plantada em calçadas e envoltas com cimento, onde as raízes quase não absorvem a água de chuva. Além disso, não há uma grande variedade de espécies, sendo aproximadamente 75% Oiti e as outras espécies 25%, com cerca de 17 espécies diferentes. Pode-se perceber também que as podas não estão sendo realizadas corretamente”, explica Daniel.

Outra reunião está prevista para o dia 16 de janeiro, no IFF Bom Jesus, para elaborar o plano de implantação do projeto. A proposta é que o campus e seu entorno sejam arborizados e sirvam de exemplo para as demais regiões da cidade e municípios vizinhos. Serão implantadas novas espécies, que serão monitoradas e acompanhadas periodicamente para garantir proteção contra danos físicos, a fim de melhorar as condições de desenvolvimento das mudas.