CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Conquista

IFF Bom Jesus celebra formatura da primeira turma de Engenharia de Computação

por Erika Vieira, da Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/12/2025 15h27, última modificação 11/12/2025 15h27
Colação de grau dos cursos superiores foi realizada na última sexta-feira, dia 05.
Formandos 2025

A colação de grau dos mais novos profissionais em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) e Engenharia de Computação graduados pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus, ocorrida na última sexta-feira, dia 05 de dezembro, foi um marco importante para a instituição. A conclusão de uma etapa tão importante para os estudantes é sempre motivo de orgulho e gratidão para educadores, familiares e amigos, mas, neste ano, a cerimônia teve um motivo a mais de celebração: pela primeira vez os formandos do CTA dividiram o palco com os concluintes de Engenharia de Computação.

Apesar da novidade, a solenidade teve tudo o que a tradição prevê para uma noite memorável de formatura. Discursos emocionados, lágrimas, boas lembranças, a alegria de concluir e o medo recomeçar criaram o misto de emoções comum à maioria dos 22 graduandos. A oradora do CTA, Pamella Rocha Ferreira de Brito, destacou o orgulho da conquista de cada um dos sete formandos da turma, intensificada pelos desafios encontrados no caminho. “Foi difícil para nós, sete jovens que deixamos nossas casas e nossa zona de conforto. Muriaé, Rio de Janeiro, Morro do Coco, Macaé, Mimoso do Sul, Patrimônio da Penha e Bom Jesus do Itabapoana. Cada um carregou saudades, desafios e medo do novo. Mas a vida é curta demais para não viver imensamente cada oportunidade. Que venham os próximos caminhos e desafios, porque sempre haverá um mundo esperando por nós”, discursou.

O primeiro orador de Engenharia de Computação, Bruno Alves Pesse Libardi, relembrou episódios que marcaram toda a trajetória no curso, incluindo uma pandemia, aulas remotas, os laços iniciados por meio das telas e intensificados com o retorno da presencialidade. “Foram muitas memórias até chegar nesse momento e muitas lições que aprendemos juntos como turma. Vocês se tornaram inabaláveis. Não porque foi fácil, mas porque decidiram que desistir não era uma opção. E isso vale mais do que qualquer nota na nossa história”, considerou.

Bruno ressaltou, ainda, as dificuldades de serem os pioneiros no curso. Os “cobaias”, como se intitulam, encararam a Engenharia de Computação sem dicas de veteranos, sem provas antigas de referência, sem memórias ou tradições estabelecidas no curso. Tais desafios também foram, segundo ele, oportunidade de se tornarem referências e até inspirações. “Daqui a dez anos, quando a vigésima turma estiver colando grau, eles usarão a estratégia que nós criamos, participarão da Semana de Computação que nós iniciamos, estudarão com os trabalhos que nós fizemos e seguirão o caminho que nós pavimentamos. Aos cobaias, parabéns! O experimento foi um sucesso”, concluiu.

Os formandos receberam homenagens das paraninfas, Sheila Andrade Abrahão Loures e Ana Mara de Oliveira Figueiredo; dos patronos, Christyane Bisi Tonini, representada pelo servidor Cassiano Oliveira da Silva, e Luiz Carlos Ferreira Garcez. Em seus discursos, destacaram particularidades das turmas, características dos alunos e do relacionamento criado ao longo dos anos de convívio. Concluíram registrando desejos de sucesso, crescimento pessoal e profissional, além de felicidade. Na ocasião, o professor Fabrício Barros, idealizador do Curso Superior em Engenharia de Computação do Campus Bom Jesus, também foi homenageado e relembrou sua trajetória acadêmica, compartilhando que sente o dever de oportunizar o acesso à educação pública e de qualidade à comunidade.

Encerrando a cerimônia, o reitor do IFFluminense, Victor Barbosa Saraiva, agradeceu aos familiares e amigos pela confiança na instituição, incentivo e apoio aos formandos. Citando a história da Educação Profissional e Tecnológica, ressaltou o papel das instituições públicas de ensino no acesso à educação de qualidade e incentivou os novos profissionais a compartilharem as experiências vividas no IFF. 

“Digam lá fora o quanto vocês tiveram de acolhimento e oportunidades que muitas pessoas infelizmente não têm. O ideal seria que pudéssemos atender a toda a nossa comunidade com uma educação como a que vocês tiveram. Vocês são muito queridos por nós, fazem parte da nossa família e jamais deixarão de ser Instituto Federal Fluminense”, afirmou o gestor.

Cursos Técnicos - O IFF Bom Jesus também celebrará as cerimônias de colação de grau dos cursos técnicos na próxima semana. No dia 17 de dezembro, os concluintes de Agropecuária, Meio Ambiente e Informática comemorarão o encerramento dos cursos e no dia 18 será a vez dos formandos de Alimentos e Química. As solenidades terão início às 18h, na quadra poliesportiva do campus.